Tentando fazer as pazes com a torcida, a Itália faz um jogo-treino com o time juvenil do MSV Duisburg com portões abertos para a torcida, que promete lotar o estádio. Mais do que uma atitude política, o técnico Marcello Lippi usa a partida para procurar o melhor acerto e substituir os desfalques de Zambrotta e Gattuso.
Mas se a torcida terá livre acesso à Azzurra, a imprensa não é bem-vinda. Por ordem do técnico Marcello Lippi, fotógrafos e jornalistas estão proibidos de entrar nos treinos da Itália, para preservar os titulares que devem estrear contra Gana, no dia 12, em Hannover. Apesar da medida, Lippi nega que tenha segredos.
"Não temos nada a esconder. Não escondemos nada de ninguém", enfatizou o treinador, que pode escalar Materazzi na zaga, caso Nesta não se recupere também desfalque o time.
A Itália causou um grande mal-estar com os torcedores na chegada à Alemanha. Mesmo com um grande número de tifosi esperando ver os treinos do jogadores, Marcelli Lippi contentrou os convocados e evitou o contato exterior, com a justificativa de preservar o elenco.