O Irã finalizou sua fase de preparação para a disputa da Copa do Mundo ao bater, nesta segunda-feira, um time amador da região do lago Constance, na Alemanha, pelo placar de 5 a 0. Os gols do jogo foram marcados por Javad Kazemeyan, Arash Borhani, Javad Nekonam e Rassoul Khatibi (2).
O grande desfalque do treinador Branko Ivankovic no encontro foi Ali Karimi, que vêm se recuperando de lesão mas deve estar presente na estréia, contra o México, dia 11. Para o treinador, que não considerou ruim o teste, a principal falha da equipe no jogo foi a falta de pontaria de seu ataque. “Estou satisfeito com a partida, apesar de nosso primeiro tempo ruim. Só que perdemos gols demais”, analisou.
Além disso, durante o mês em que estará disputando a Copa do Mundo, a seleção do Irã vai procurar esquecer a crise política por que passa o governo, muito criticado pelos países ocidentais por manter atividades nucleares.
Quando perguntados sobre o assunto, os jogadores iranianos dão as menores respostas possíveis, sempre desconversando. “Não queremos falar disso. Às vezes falamos sobre a questão, mas temos claro que se trata de um assunto dos políticos, e não nosso”, declarou o meio-campo Ferydoon Zandi, que defende o alemão Kaiserslautern.
Principal defensor das produções nucleares no país, o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad já declarou que vai assistir sua seleção na Alemanha caso ela avance às oitavas-de-final.