Contratado para ser a referência no ataque colorado, Cavenaghi viu Leandro Damião despejar uma avalanche de gols, exatamente o que tem faltado para o argentino, e deixá-lo em segundo plano. Com o colega na seleção brasileira, El Torito terá mais uma chance para marcar o seu primeiro gol pelo Inter, diante do São Luiz, neste sábado. A situação é propicia, ele estará em casa, no Beira-Rio, tendo na sua frente à partir das 16 horas (de Brasília), um oponente extremamente frágil, na quinta rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho.
Será a primeira vez que Cavegol, apelido recebido no dia de sua chegada por parte da torcida, mas ainda não justificado, emplaca duas partidas seguidas como titular. O primeiro gol esteve próximo em alguns momentos, mas por detalhe o grito da comemoração ficou emperrado. Contra o São José, o centroavante tentou de todas as maneiras. Chegou a ter a meta adversária escancarada a sua frente, mas chutou para fora.
A cada oportunidade desperdiçada, Cavenaghi deixa estampar em sua fisionomia a ansiedade para acabar com o jejum. Ele não marca desde 26 de setembro de 2010, quando fez os dois da vitória do Mallorca sobre o Real Sociedad, pelo Campeonato Espanhol. No total, a seca dura 13 partidas – seis pelo clube europeu e sete pelo Inter.
“Ele tem muita qualidade, está em outro nível. Ele não precisa do gol para deslanchar: precisa de sequência”, explica o técnico Celso Roth.
Se os gols do centroavante ainda na aparecem, os problemas do treinador vão diminuindo. O zagueiro Bolívar e D’Alessandro, recuperados de lesão, ficarão no banco de reservas. Os dois devem entrar no decorrer do jogo para adquirirem ritmo e serem titulares contra o Jorge Wilstermann, quarta-feira. Os laterais Kleber e Nei, poupados diante do São José, também estão de volta, assim como o Rodrigo, que cumpriu suspensão.
Os colorados são os líderes do Grupo 1, com oito pontos. Na obrigação de vencer o segundo turno para decidir o título do Gauchão com contra o Grêmio, o time também briga para ter a melhor campanha geral do torneio, podendo fazer o segundo jogo da decisão em casa. Tendo disputado uma partida a mais, o Inter possui os mesmos 23 pontos do Tricolor.
Mesmo que ainda não tenha se livrado matematicamente do rebaixamento, dificilmente o São Luiz será rebaixado. Com a missão praticamente cumprida, o Glorioso busca o bônus de avançar às quartas de final. O clube é o quinto colocado da chave, com cinco pontos, perdendo no saldo de gols para o Novo Hamburgo e o Caxias, tendo disputado uma partida a mais que os adversários.
FICHA TÉCNICA
INTER X SÃO LUIZ
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 26 de março de 2011, sábado
Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: João Lúcio Junior e Marcelo Oliveira e Silva
INTER: Lauro; Nei, Índio, Rodrigo e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Oscar e Andrezinho; Zé Roberto e Cavenaghi
Técnico: Celso Roth
SÃO LUIZ: Vanderlei; Danilo, Jesum, Neguetti e Glauber; Daril, Nicolas, Baiano e Alexandre; Xaro e Xarlei
Técnico: Paulo Porto
A rodada:
Sábado
16h – Inter x São Luiz
18h30 – São José Caxias
20h30 – Canoas x Novo Hamburgo
Domingo
16h – Pelotas x Grêmio
18h30 – Juventude x Inter-SM
19h – Lajeadense x Ypiranga
20h – Veranópolis x Cruzeiro
Segunda-feira
16h – Porto Alegre x Santa Cruz