Com contrato até o fim da atual temporada, o técnico Pep Guardiola decidiu permanecer no Barcelona por mais um ano e estendeu seu acordo até 30 de junho de 2012. O clube catalão confirmou a informação em seu site oficial, e avisou que a assinatura do novo documento será realizada em alguns dias.
Ex-volante dos blaugranas, Guardiola, de 40 anos, substituiu o holandês Frank Rijkaard no comando da equipe em 2008 e já pode ser considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube.
O treinador está na metade de sua terceira temporada, mas, logo na primeira, conquistou a tríplice coroa com os títulos do Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Copa dos Campeões da Europa.
Sob o comando de Guardiola, os culés também levantaram a Supercopa da Espanha, a Supercopa Europeia e o Mundial de Clubes da Fifa em 2009, além de outro título de La Liga em 2010.
No momento, o Barça lidera o Espanhol com sete pontos de vantagem para o Real Madrid, além de se preparar para a final da Copa do Rei contra o maior rival, em Valência. Na Champions o adversário das oitavas de final será o Arsenal (ING).