Se na estréia do Campeonato Gaúcho a vitória foi conquistada com certa tranqüilidade, na segunda rodada a sorte não foi a mesma para o Grêmio. Jogando em São Leopoldo, o time de Vágner Mancini saiu perdendo e só conseguiu empatar em 1 x 1 com o Sapucaiense, que ascendeu da segunda divisão no ano passado, graças a uma cobrança de pênalti.
Com este resultado, o Tricolor gaúcho ficou na terceira colocação do Grupo 1 do Campeonato Gaúcho, somando quatro pontos e ficando atrás de Caxias e Esportivo, que somam seis. Já o Sapucaiense aparece na modesta sexta colocação, com apenas um ponto ganho em duas rodadas disputadas.
No gramado do estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, vizinha a sua cidade-sede Sapucaia do Sul, o Sapucaiense começou a partida cumprindo a promessa de seu treinador e foi logo pressionando o Grêmio. O atual campeão da segunda divisão gaúcha perdeu duas grandes chances nos primeiros minutos do jogo.
Aos nove, Wagner escorregou e permitiu que Leandro Safira ficasse frente a frente com o goleiro Victor. O jogador do Sapucaiense, no entanto, não conseguiu se livrar do goleiro, que fez a defesa. Já aos 17, novamente Wágner se atrapalhou e cabeceou a bola para trás. O goleiro Victor não fez a defesa e permitiu que Leandro Safira aproveitasse a bola, que rolava rumo à linha de fundo, mas a chutasse para fora.
Aos 24 minutos, entretanto, o Sapucaiense conseguiu o que tanto buscava. Brida fez boa jogada pela esquerda e rolou a bola para João Paulo, que chutou forte e acertou o canto do gol de Victor, abrindo o placar no Cristo Rei e levando a torcida da casa ao delírio.
A vantagem no marcador, porém, não se manteve mais do que dez minutos, já que Tadeu invadiu a área aos 32 e foi derrubado por Cirilo. Na cobrança, Tadeu deslocou o goleiro Altieri e empatou o jogo para o Grêmio, que só precisou manter a posse de bola para fechar o primeiro tempo em igualdade no placar.
Já no segundo tempo, o Grêmio voltou com mais força e foi ao ataque para tentar ficar à frente no marcador. As finalizações, no entanto, não ajudavam o time de Vágner Mancini. Já o Sapucaiense até buscou os contra-ataques, mas se contentou em não sofrer mais gols e assegurar o empate com o Tricolor no apito final.