Na manhã desta terça-feira, o meia Gilberto se reuniu com a diretoria do Cruzeiro ao lado de seu empresário, Reinaldo Pitta. Após o encontro, ambas as partes chegaram a um acordo e o jogador acertou sua rescisão amigável de contrato com o clube mineiro.
O jogador já havia desfalcado o Cruzeiro na última partida da Raposa no Campeonato Brasileiro, contra o América-MG, por conta de dores lombares e seguia recuperando-se no departamento médico. O vínculo de Gilberto com a equipe seria encerrado somente em dezembro de 2012.
A situação do meia estava desgastada no Cruzeiro. Após o empate por 1 a 1 contra o Palmeiras, Gilberto, que cometeu o pênalti que definiu o resultado da partida, se irritou com a arbitragem e declarou que não jogaria mais futebol por conta da perseguição da arbitragem brasileira. Dias depois voltou atrás e reiterou que continuaria a defender o time.
Durante o desembarque da equipe após a derrota diante do Santos por 1 a 0 na rodada seguinte, Gilberto foi pressionado por torcedores e, ofendido, citou seus companheiros Roger e Fábio. Na ocasião, Gilberto destacou que os dois atletas também deveriam ser cobrados pela torcida cruzeirense, fato que gerou ainda mais tensão dentro do elenco mineiro.
Gilberto já teve duas passagens pelo Cruzeiro, somando 156 jogos e 21 gols ao todo. Neste ano, o meia garantiu o título do Campeonato Mineiro com a Raposa, contra o rival Atlético-MG, marcando inclusive um dos gols da vitória por 2 a 0. Nesta próxima sexta-feira, o jogador participará de uma entrevista coletiva para explicar os motivos para a sua saída.