Há seis jogos sem conhecer uma derrota, o Atlético-MG buscará se firmar de vez na zona de classificação às semifinais do Campeonato Mineiro neste domingo, quando faz o clássico regional diante do América-MG, às 16 horas, no Mineirão, pela oitava rodada do Estadual.
O Galo é o terceiro colocado da tabela com 11 pontos e precisa da vitória para seguir no G-4. Um tropeço pode tirar a equipe da zona de acesso à segunda fase logo após a única rodada em que obteve tal mérito. Reviver o início do ano, quando a crise era iminente, não passa pela cabeça de nenhum jogador do elenco.
”A gente sempre falava que, quando entrássemos na zona de classificação, seria para não sair mais e esse é o nosso objetivo. Vamos fazer de tudo para vencer e continuar entre os quatro primeiros colocados”, destacou o goleiro Diego.
Também ciente da importância de uma vitória sobre o Coelho, afinal o Galo já bateu o Cruzeiro no outro clássico da competição, o técnico Levir Culpi vai mexer no time. O meia-atacante Danilinho, recuperado de contusão, tem retorno assegurado, enquanto Vanderlei vai finalmente ganhar a sua esperada chance nos 11 iniciais.
O atacante, artilheiro da Série B do Brasileiro do ano passado, ocupa a vaga de Galvão, criticado pela torcida e imprensa. ”Mesmo na reserva, sempre me apliquei para buscar meu espaço. Espero corresponder à oportunidade. Temos que, simplesmente, jogar para vencer, pois será muito importante para continuarmos na briga pela classificação à semifinal”, garantiu.
Enquanto Vanderlei, com dois gols no Mineiro, tenta justificar o apoio da torcida, o lateral-direito Coelho tem nova chance para mostrar seu valor no Alvinegro. Apesar de carregar no nome o apelido do rival, o jogador acredita em uma vitória para selar de vez a passagem do clube.
“O campeonato está muito disputado e não podemos tropeçar. O pensamento é vencer para continuar subindo na tabela”, destacou, não escondendo a empolgação com a torcida. “A gente espera que eles estejam lá para nos ajudar e a gente promete que raça e determinação vamos ter para honrar a camisa do Galo”, completou.
O América vem de derrota por 2 a 0 para o Tupi, no Independência, e o técnico Procópio Cardoso acumula problemas, como a falta de empatia com a torcida. O Coelho é o lanterna da competição com apenas quatro pontos e, se antes a meta era brigar por uma vaga na Série C, agora é evitar o rebaixamento à segunda divisão estadual.
Outros jogos
A exemplo do Atlético, o Ipatinga também entra em campo neste domingo para manter-se na zona de classificação. Com 12 pontos, o time ocupa a segunda posição e enfrenta o Rio Branco, em casa, às 16 horas, mesmo horário também da partida entre Villa Nova e Caldense. A rodada de domingo será aberta às 15h30 com Democrata e Guarani, em Sete Lagoas, e encerrada às 18h30 com o outro Democrata, o de Governador Valadares, recebendo o Ituituba, décimo colocado.
FICHA TÉCNICA – ATLÉTICO X AMÉRICA
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 18 de março de 2007, domingo
Hora: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Renato Cardoso Conceição
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Alexandre Santos Conceição
ATLÉTICO–MG: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilo; Éder Luis e Vanderlei
Técnico: Levir Culpi
AMÉRICA–MG: Juninho; Luiz Felipe, Caçapa, Fabrício Soares e Halenn; Aldo, Léo Salino, Evandro (Donizete Amorim) e Márcio Serrão; Euller e Daniel Morais
Técnico: Procópio Cardoso