Assim, mesmo que não alcancem uma vaga na principal competição continental do ano que vem, ao menos os comandados de Emerson Leão garantem um lugar na Copa Sul-americana. Mas, e a situação do Fluminense, que precisa da vitória para não correr risco de terminar a rodada na zona de rebaixamento?
“A nossa obrigação não é estar preocupado com o pensamento do Fluminense, e sim com o nosso espaço futuro. Não é só o Fluminense que depende do nosso resultado, por isso temos que fazer o que é melhor para o Corinthians, e o melhor é vencer”, responde o técnico Emerson Leão.
O Timão irá para a partida com uma equipe recheada de atletas formados nas categorias de base do clube. Marcelo, Fagner, Betão, Marquinhos, Rosinei, William e Wilson já têm a titularidade garantida. Caso Amoroso não esteja 100%, Daniel será mais um prata-da-casa em campo.
Os zagueiros Marinho e Marcus Vinícius estão suspensos, assim como o meia Renato. Roger e Ramón seguem se recuperando de lesão e a única dúvida é com relação ao atacante Amoroso – o atleta não atua há quatro partidas, mas deve voltar neste sábado.
No Fluminense, 16º colocado com 40 pontos, dois a mais que a Ponte Preta, a ameaça é a temida zona de rebaixamento. Como não poderia deixar de ser, o técnico Paulo César Gusmão está encarando esta partida como uma verdadeira decisão e por isso conversou com seus jogadores sobre a necessidade de tentar se impor durante todo o jogo.
“O Fluminense não pode entrar na zona de rebaixamento nesta fase da competição, pois o nosso maior aliado neste momento é depender de nossas próprias forças. Por isso pedi aos jogadores que eles tentem se impor ao longo dos 90 minutos, mostrando muita personalidade”, afirmou.
Alguns jogadores conhecem bem o próximo adversário. Casos do goleiro Ricardo Berna, revelado nas categorias de base do Corinthians, e do volante Rogério, que teve vitoriosa passagem pelo clube paulista no início dessa década. Por isso eles esperam muitas dificuldades.
“O Corinthians tem uma torcida diferenciada, que apóia até o fim. Só critica depois do jogo, se não consegue o resultado. Esse será um grande obstáculo, pois o time deles cresce jogando em casa. Atitude terá que ser a palavra de ordem do Fluminense se quisermos ganhar”, disse Rogério.
Rogério, por sinal, ganhou uma vaga no meio-de-campo, no lugar de André Moritz, barrado para que o Tricolor tenha maior poder de marcação. O volante Marcão reaparece na vaga do lateral-esquerdo Marcelo, que viajou para a Espanha para acertar a transferência para o Real Madrid. Com isso, Roger sai da zaga e vai para a lateral. No ataque, Tuta ocupa a vaga do lesionado Claudio Pitbull.