O Fluminense foi derrotado pelo Gimnasia y Esgrima por 2 x 0 nesta quarta-feira, em La Plata e acabou eliminado da Copa Sul-Americano, além de não ter conseguido quebrar o tabu de nunca ter derrotado uma equipe argentina fora do Brasil. Foi a terceira derrota da equipe sob o comando do técnico Paulo César Gusmão.
A equipe argentina dominou a partida, mostrando mais determinação e agressividade e só não conseguiu um placar mais elástico por causa da boa atuação do goleiro Fernando Henrique. No próximo domingo (15/10), o Fluminense volta a campo contra o Internacional, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro.
O Fluminense começou dando a impressão de que conseguiria a classificação, mas com o passar do tempo foi caindo de produção e permitindo que o time da casa dominasse inteiramente a partida. O goleiro Fernando Henrique evitou que a equipe tomasse gols aos oito, 15 e 30 minutos com grandes defesas, mas acabou surpreendido aos 46 minutos pela cabeçada do companheiro Tuta que ao tentar cortar uma cobrança de escanteio, cabeceou para seu próprio gol sem qualquer chance de defesa.
O Fluminense voltou para o segundo tempo com um esquema diferente com a entrada do meia Juninho na vaga do lateral Ulisses. A alteração não surtiu muito efeito e logo aos três minutos, o Gimnasia perdeu um gol incrível. Santiago Silva lançou Leguizamon, que em condição legal, tocou com displicência quando estava livre na pequena área na frente de Fernando Henrique.
O clube brasileiro continuou jogando mal e a equipe argentina voltou a desperdiçar chances para ampliar o marcador. Aos 15, Fernando Henrique fez outra grande defesa em cobrança de falta de Leguisamon e no minuto seguinte, em cobrança de escanteio, Gonzalez subiu livre e cabeceou por cima.
Como o Fluminense não conseguia reagir, o Gimnasia marcou o segundo gol aos 20 minutos com Santiago Silva, que escorou um cruzamento rasteiro de Leguisamon. Ao festejar, Silva levantou a camisa e como já tinha recebido cartão amarelo, acabou expulso de campo. Para aproveitar a superioridade numérica, o técnico Paulo César Gusmão trocou o lateral Roger pelo atacante Evando, passando para o tudo ou nada.
Logo depois, Lenny foi expulso ao atingir um zagueiro argentino. O árbitro chileno primeiro deu cartão amarelo depois reconheceu a gravidade da falta e expulsou o jogador tricolor. Nos minutos finais, sem forças para reagir, o Fluminense apenas assistiu à festa argentina.