O Flamengo segue se preparando para a decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, neste domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Boavista no Engenhão. O fato de ser considerado favorito absoluto para o duelo não faz o Rubro-negro deixar de analisar as qualidades do adversário. O técnico Vanderlei Luxemburgo e os jogadores flamenguistas sabem, por exemplo, que não é muito bom facilitar a vida dos atacantes do representante da Região dos Lagos no Estadual.
Normalmente o Boavista joga com uma dupla de ataque composta por André Luis e Frontini. O argentino fica mais enfiado no meio dos zagueiros, enquanto seu companheiro, de grande velocidade, cai pelos dois lados do campo para abrir espaços na defesa rival. Isso tudo com o meia Tony encostando na frente e usando a velocidade como arma. O cenário perfeito para contra-ataques perigosos, que criaram sérios problemas ao Fluminense na semifinal do último sábado. Justamente por isso que os defensores flamenguistas ligaram o sinal de alerta.
“O Boavista conta com jogadores de velocidade na frente, que sabem preparar bem as jogadas. Isso pode ser um complicador se não estivermos muito bem posicionados dentro de campo. Como a iniciativa da partida deverá ser nossa, vamos ter que atacar sem ficarmos muito exposto, pois do contrário eles terão campo para fazerem o que pretendem”, alertou o zagueiro Ronaldo Angelim.
O também zagueiro Welinton pensa parecido. “O Boavista tem um time experiente e seus atacantes são muito perigosos. Já enfrentamos eles na fase de classificação e as dificuldades foram imensas. Eles são espertos, se movimentam e tentam achar o nosso erro a todo o momento. No domingo não vai ser diferente, já que o Boavista sabe que o Flamengo vai tomar a iniciativa do confronto “, explicou. Na fase de classificação, o Flamengo derrotou o Boavista por 3 a 2, em um jogo muito complicado. Por vários momentos o Rubro-negro chegou a ser dominado pelo rival, que foi buscar o empate após estar perdendo por 2 a 0. Frontini marcou os dois gols daquele encontro, sendo um deles ao aproveitar uma falha grotesca do setor defensivo do Flamengo.
“Nós sabemos o que vamos ter pela frente e as dificuldades serão grandes. O Boavista tem esses atacantes de qualidade e um time que sabe marcar muito bem. Como o sistema de jogo deles é sólido, fica mais fácil para os homens de frente trabalharem em busca de gols. O contra-ataque deverá mesmo ser a principal arma deles, ainda mais porque a iniciativa do jogo será nossa. Como a responsabilidade maior recai sobre o Flamengo, é natural esperar para jogar no nosso erro e essa será a estratégia deles. Nesse cenário, vamos precisar de muita inteligência para valorizar a posse de bola e fechar os espaços por onde eles planejam entrar em nosso setor defensivo”, disse o lateral direito Leonardo Moura.
Nesta sexta-feira, o técnico Vanderlei Luxemburgo vai comandar um treino à tarde, no Ninho do Urubu, que será decisivo para a definição da formação que vai a campo. A base que enfrentou o Botafogo está mantida, com apenas uma dúvida no meio de campo. O volante chileno Maldonado segue se recuperando de uma entorse no tornozelo esquerdo. Caso ele seja vetado mais uma vez, Fernando deverá seguir entre os titulares.
O atacante Wanderley, que vem se recuperando de uma lesão no joelho direito, voltou a treinar com bola e a tendência é que ele volte a trabalhar com o grupo no início da próxima semana. Seu aproveitamento na decisão da Taça Guanabara está completamente descartada.
No sábado o elenco participa de um recretivo, com um tempo dedicado a cobranças de pênaltis, que vai encerrar a preparação para a partida contra o Boavista. Caso o confronto do próximo domingo termine empatado após noventa minutos, o campeão do primeiro turno do Estadual será conhecido nas cobranças de penalidades.