Na próxima quinta-feira, o Flamengo buscará chegar à sua quinta final da Copa do Brasil. Depois de empatar em 1 a 1 no interior de Minas, o Rubro-Negro jogará com a vantagem do 0 a 0 com o Ipatinga. Mas para esta partida, o técnico Waldemar Lemos terá um importante desfalque, pois não poderá contar com o lateral-direito Leonardo Moura, que recebeu o terceiro amarelo e cumprirá suspensão. Sem fazer mistério, o treinador já confirmou que a posição será ocupada por Marcelinho. "O Leonardo Moura tem sido um jogador muito importante na nossa equipe, mas o Marcelinho já atuou bem contra o Botafogo, quando vencemos o clássico", afirmou Waldemar, referindo-se ao jogador contratado ao América-MG no ano passado.
Antes da partida de volta, o Flamengo enfrentará o Fortaleza neste domingo, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, onde o Rubro-Negro está na oitava colocação com seis pontos. Waldemar Lemos decidirá nesta sexta se poupará jogadores. Certo, por enquanto, é que Leonardo Moura será escalado, pois não jogará na quinta-feira. O meia Jônatas, por sua vez, terá que cumprir suspensão por ter recebido o terceiro amarelo contra o Botafogo. Já o atacante Luizão deve permanecer de fora, tratando de um problema no tornozelo, para tentar se recuperar a tempo do jogo de volta com o Ipatinga.
Uma das missões de Waldemar Lemos é não deixar o ânimo de seus comandados cair, apesar de a equipe ter sofrido o gol de empate com o Ipatinga, já nos acréscimos da partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. "O Flamengo vem atuando bem, mas foi um empate com sabor de derrota. Ficou um gosto amargo na boca. Mas agora temos que esquecer um pouco o jogo de volta e pensar nesta partida com o Fortaleza. E estou satisfeito com a forma como meu time vem jogando. O time soube suportar uma equipe maravilhosa, que vem bem na Copa do Brasil. Além disso, ainda tivemos outras oportunidades. É importante que os jogadores fiquem satisfeitos pelo que vêm jogando", comentou o treinador.
Assim como o comandante rubro-negro, o goleiro Diego também se mostrou confiante pela atual fase do Flamengo. "O resultado em si foi ruim porque tivemos oportunidades de vencer. Mas, se dominamos o jogo aqui, temos condições de dominar no Rio também. Com certeza, o Ipatinga vai jogar fechado e buscar os contra-ataques, já que conta com jogadores rápidos", disse Diego, que quase completou seu terceiro jogo consecutivo sem levar gols.
Sem perder tempo, o grupo rubro-negro retornou ao Rio de Janeiro na madrugada desta quinta-feira, com atraso no vôo fretado devido a uma forte chuva. O mau tempo na volta preocupou os jogadores do Flamengo, até mais do que o gol sofrido contra o Ipatinga. "O pessoal reconheceu que o gol que tomamos foi meio de sorte do Camanducaia. Mas fizemos um gol fora de casa e isso é muito importante. O pessoal ficou mais nervoso mesmo com o vôo de volta, pela chuva que pegamos", afirmou o volante Léo, em entrevista à Rádio Brasil.
Nesta sexta à tarde, o time treina na Gávea e Waldemar deve decidir quem será preservado para o jogo com o Ipatinga. Obina, que marcou o gol do Flamengo na última quarta, espera por novas oportunidades de mostrar que reencontrou o seu melhor futebol. "Estou sempre preparado para entrar e jogar. Contra o Ipatinga, o professor me escolheu e tive a felicidade de conseguir marcar um gol. Aos poucos estou recuperando o meu futebol e tendo confiança para tentar os lances e arriscar as finalizações".