Menu
Futebol

Fla pega América-MG com missão de interromper jejum sem vitórias

Arquivo Geral

24/09/2011 11h53

Há dez jogos sem vencer, com o trabalho do técnico Vanderlei Luxemburgo sendo colocado em xeque, rumores de racha no elenco e uma profunda crise que já envolve troca de farpas entre caciques políticos do clube. Esse é o Flamengo que recebe o América-MG neste sábado, às 18 horas (de Brasília), no estádio do Engenhão, em confronto válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Despencando na tabela de classificação, o Rubro-Negro, que já chegou a liderar e a sonhar com o título invicto, amarga a sexta colocação com 38 pontos.

Apesar desse quadro, o Flamengo pode ser apontado como favorito. Isso porque seu rival deste sábado é o lanterna da competição, com 19 pontos conquistados e em situação muito delicada. O Coelho foi derrotado pelo Santos por 2 a 1 na quarta-feira passada, mesmo dia do empate por 1 a 1 entre Atlético-MG e Flamengo.

A estratégia adotada por Vanderlei Luxemburgo para este sábado é ignorar a crise e mostrar a seus comandados que o momento não é tão ruim como se pensa: “O Flamengo não é a única equipe que passou por um momento ruim e teve dificuldades para se reencontrar na disputa. Contra o Atlético-MG poderíamos ter vencido, mas infelizmente não aconteceu. Agora, os jogadores estão discutindo e vamos encontrar a melhor maneira para vencer o América. O mais importante é que o grupo está comprometido”.

Os jogadores admitem que existe uma ansiedade pelo reencontro com a vitória, mas sabem que o momento é de manter a tranquilidade e procurar se impor diante do adversário.

“No momento de jejum de vitórias todos os jogos se tornam complicados, pois a cobrança é sempre muito grande. Mas temos que ter tranquilidade nesta etapa e mostrar o nosso valor. A partida contra o América será muito difícil, mas cabe o Flamengo se impor desde o primeiro minuto e construir o resultado positivo”, disse o lateral esquerdo Junior Cesar.

Para este compromisso Vanderlei Luxemburgo tem dois desfalques importantes. O zagueiro Alex Silva e o meia Ronaldinho Gaúcho terão que cumprir suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido contra o Galo. Assim, Ronaldo Angelim entra na zaga, enquanto que Negueba será o escolhido para formar dupla de ataque com Jael. O treinador preferiu confirmar a escalação apenas minutos antes do jogo, pois pretende preservar alguns titulares desgastados fisicamente.

Pelo lado do América, sem tempo para lamentar a derrota para o Santos, o técnico americano Givanildo Oliveira foca uma vitória contra o Flamengo, mas encontra dificuldades para armar o Coelho, em função dos desfalques em excesso da equipe. Gabriel, Willian Rocha, Dudu e Alessandro estão lesionados. Já Marcos Rocha cumprirá suspensão automática.

Na lateral direita, Givanildo já confirmou que Sheslon vai começar jogando. A zaga do América-MG deverá contar com o retorno de Otávio, que cumpriu suspensão e vai atuar ao lado de Micão e Anderson, no esquema 3-5-2, o preferido pelo treinador americano.

Além de Otávio, Givanildo já pode contar com o volante Amaral, que está livre de suspensão e espera que o Coelho tenha sorte para vencer o Flamengo: “Infelizmente a sorte não tem nos acompanhado. Mas para ter sorte temos que ter paciência e continuar jogando bem, porque vamos prevalecer em algum momento”.

Além dos desfalques, o América-MG terá que superar o fantasma do Engenhão, que não traz boas lembranças para as equipes mineiras, que nunca venceram no estádio. “Não acredito muito em maldição não. Os jogos que fizemos no Engenhão, atuamos bem. Espero que possamos repetir a boa atuação, mas dessa vez, ter um pouco mais de atenção, principalmente no segundo tempo para poder vencer”, disse Amaral.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO-RJ X AMÉRICA-MG

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de setembro de 2011 (Sábado)
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Assistentes: Fabrício da Silva (GO) e Carlos Nogueira Junior (SP)

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Aírton, Willians, Renato Abreu e Thiago Neves; Negueba e Jael
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

AMÉRICA: Neneca; Micão, Otávio e Anderson; Sheslon, Leandro Ferreira, Amaral, Irênio e Gilson; Kempes e André Dias
Técnico: Givanildo Oliveira

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado