Donos de uma rivalidade que atravessa décadas, Fluminense e Flamengo prometem um clássico empolgante neste domingo (28/5), quando se enfrentam, às 16h30, no Maracanã, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor das Laranjeiras soma 16 pontos e pode até terminar a rodada na liderança, dependendo de tropeços de Cruzeiro e Internacional. Já o Rubro-Negro da Gávea tem oito pontos na tabela e tenta quebrar a série de três partidas sem vencer na competição.
Depois de duas vitórias consecutivas – 1 x 0 sobre o Santos e 5 x 2 sobre o Fortaleza – o Fluminense parece ter esquecido a eliminação para o Vasco na Copa do Brasil. A permanência entre os primeiros colocados continua sendo uma prioridade e para isso vencer o rival Flamengo é fundamental.
O técnico Oswaldo de Oliveira tem consciência do que representa ganhar um duelo como esse. “Em primeiro lugar esse clássico representa três pontos importantíssimos, mas é claro que este clássico tem uma extensão muito grande. Na minha opinião, é o clássico mais importante do futebol brasileiro e mexe com os ânimos dos dois clubes. Psicologicamente é muito importante ganhar esse tipo de jogo”, afirmou Oswaldo.
O treinador do Fluminense garante que não vai existir, de sua parte, nenhuma motivação extra para o jogo deste domingo pelo fato de a diretoria do Flamengo ter demitido Waldemar Lemos, irmão de Oswaldo, para contratar o técnico Ney Franco. Waldemar conseguiu classificar o Rubro-Negro para a final da Copa do Brasil “Esse fato me deixou muito triste, mas não vai mudar em nada o meu comportamento para este jogo”, disse Oswaldo.
Além de Petkovic, que reaparece depois de muita polêmica sobre a sua possível saída das Laranjeiras, o treinador do Fluminense vai poder contar com outro titular de sua equipe que não enfrentou o Fortaleza. O zagueiro Thiago participou normalmente do treino de hoje e também estará de volta. Com isso, Gabriel Santos retorna ao banco de reservas, assim como o meia Juliano, que substituiu Petkovic. Outra mudança no meio-de-campo será a saída do volante Radamés para a volta de Romeu, que cumpriu suspensão na capital cearense. Isso tudo porque Arouca continua vetado pelo departamento médico.
No lado do Flamengo, o técnico Ney Franco se prepara para disputar o seu primeiro clássico desde que assumiu o cargo, na última terça-feira (23/5). O novo comandante rubro-negro está otimista em conseguir um bom resultado. “Contra o Santos foi um treino de luxo, pois não tive tempo de trabalhar com o time. Agora, já tivemos um pouco mais de tempo e espero que a equipe possa mostrar um bom futebol e sair de campo com uma vitória”, comentou.
Para o clássico, no entanto, Ney Franco continua sofrendo com os problemas médicos. O lateral-direito Leonardo Moura, o volante Júnior e o atacante Luizão seguem vetados e sem condições de jogo. Desta maneira, o treinador não deve mexer na equipe que enfrentou o Santos.
O meia Renato, que já marcou dez gols na temporada, se diz motivado para encarar o rival. O jogador sabe que o Rubro-Negro precisa de um bom resultado para não se aproximar da zona de rebaixamento. “Temos que mostrar a pegada que tivemos no segundo tempo do jogo contra o Santos. Sabemos que será um jogo complicado, o Fluminense vem de um bom resultado contra o Fortaleza, mas o Flamengo tem que entrar focado em buscar uma vitória”, afirmou Renato.