Com bela participação de jogadores brasileiros, o Fenerbahçe surpreendeu pelo bom futebol apresentado nesta quarta-feira, em sua estréia pelo grupo G da Liga dos Campeões. O time comandado pelo técnico Zico venceu a Internazionale por 1 x 0, com gol de Deivid, no Estádio Sukru da cidade de Istambul, e assumiu a liderança da chave ao lado do PSV.
Antes do início da partida, a equipe turca tratou de colocar o favoritismo do lado dos visitantes, mas o excesso de respeito não foi visto dentro de campo. Com a bola rolando Alex, Deivid e Roberto Carlos comandaram uma verdadeira blitz para cima dos italianos nos minutos iniciais do primeiro tempo.
No primeiro lance de perigo, aos dez minutos, o brasileiro naturalizado turco Mehmet Aurélio arriscou um belo chute de perna direita e obrigou Julio César a fazer grande defesa. Na seqüência, o ex-santista Deivid também teve oportunidade de marcar, mas barrou na boa intervenção do goleiro da seleção do técnico Dunga.
Com total domínio do jogo, o Fenerbahçe pressionava cada vez mais a Inter de Milão, mas conseguiu abrir o placar somente nos acréscimos da etapa inicial. Em bela jogada, Alex invadiu a área pela ponta direita, deixou o defensor Maxwell sentado no chão depois de passar o pé por cima da bola e cruzou para o atacante Deivid. O brasileiro, bem posicionado, acertou um lindo voleio e estufou as redes com categoria.
O segundo tempo começou emocionante, para desespero de Julio César, que novamente evitou um gol da equipe comandada por Zico. De maneira característica, Roberto Carlos cobrou falta da direita e mandou a bola no cantinho do goleiro da Internazionale, aos sete minutos.
Vendo sua equipe se perder dentro de campo, o técnico Roberto Mancini tentou três alterações para reverter o placar. O atacante argentino Crespo, recentemente recuperado de contusão, entrou no lugar de Suazo, o veterano Figo substituiu Solari e o volante Dacourt deu lugar ao jovem Jimenez. Apesar do sangue novo, a equipe de Milão teve apenas uma finalização direcionada a gol, que pouco assustou o goleiro Demirel.
Anfitriões dominam na Holanda – Sem rostos consagrados, como o meio-campista Cocu e o zagueiro Alex, o PSV estreou bem na Liga dos Campeões deste ano. Time tradicional na principal competição interclubes da Europa, os holandeses bateram o CSKA Moscou por 2 x 1, dentro de casa, e agora dividem a liderança do grupo G com o Fenerbahçe.
Depois de um primeiro tempo pouco envolvente, o PSV fez valer a tradição de seu futebol e desmoralizou a forte marcação imposta pelos russos desde o início da partida. Em jogada rápida, Perez encontrou o sérvio Lazovic na entrada da área, que teve tranqüilidade para tirar do goleiro Mandrykin e tocar suavemente para dentro do gol.
A figura do técnico Ronald Koeman brilhou novamente aos 35 minutos do segundo tempo. O dinamarquês Perez, que havia entrado no lugar do jovem Affelay e colocado seu companheiro na cara do gol, aproveitou para deixar a sua marca. O meio-campista tabelou com Farfán e chutou cruzado de perna direita para sacramentar o triunfo. O CSKA ainda teve fôlego para esboçar uma reação tardia e descontou com o brasileiro Vagner Love, um dos poucos destaques da equipe russa nesta quarta-feira.
Na próxima rodada, o Fenerbahçe busca dar seqüência à boa estréia diante do CSKA de Moscou, em partida marcada para o dia 3 de outubro. Já a Inter de Milão encara o perigoso PSV, desta vez jogando em casa e com o retorno de vários jogadores.