Os gols marcados na Eurocopa de 2008 permitiram a arrecadação de 500 mil euros em favor das vítimas das minas terrestres no Afeganistão, afirmou hoje o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Na campanha “Gols para a Cruz Vermelha”, realizada durante o torneio realizado no último mês de junho na Suíça e Áustria, a Uefa prometeu quatro mil euros para cada gol marcado. A bola foi para o fundo das redes 77 vezes na competição, o que levou a entidade futebolística a doar 308 mil euros.
Já os torcedores contribuíram com mais de 200 mil euros por meio da compra de gols “virtuais” para a seleção para a qual torciam, e a que alcançasse a maior arrecadação receberia o título de “equipe mais humanitária”.
A seleção alemã foi a vencedora, recebendo esta nomeação “pelo interesse demonstrado por seus torcedores pelas causas humanitárias”, seguido pelas equipes da Espanha e da Holanda, informou o CICV.
Sobre as atividades que serão ajudadas com esses fundos, o organismo explicou que, além do tratamento de urgência, as vítimas de minas precisam de anos de reabilitação e assistência para poderem trabalhar por contra própria.
Por isto, a organização oferece a eles uma formação prática e os ajuda a procurar emprego.