Vice-campeão da Copa das Confederações deste ano, os Estados Unidos deram um passo importante para se classificarem ao Mundial de 2010, na África do Sul. Na noite desta quarta-feira, os Ianques venceram com muita dificuldade o já eliminado Trinidad e Tobago pelo placar mínimo, fora de casa, e assumiram a liderança provisória das Eliminatórias da Concacaf.
O resultado positivo levou os EUA aos 16 pontos e à ponta do classificatório para a Copa do Mundo. Entretanto, esta vantagem pode diminuir ainda nesta quarta-feira, pois Honduras, com 13 tentos somados, encara o México, terceiro colocado com 12. A rodada será encerrada com Costa Rica contra o eliminado El Salvador.
Com a possibilidade de garantir a vaga na próxima rodada, os Estados Unidos voltam a campo no dia 10 de outubro, quando terá pela frente a seleção de Honduras. Trinidad e Tobago, por outro lado, encara a Costa Rica, ainda viva na briga para ir à África do Sul em 2010.
O primeiro tempo acabou sendo muito movimentado e ambas as equipes exigiram grandes defesas dos goleiros rivais. Sem chances de ir à Copa, Trinidad e Tobago começou pressionando os visitantes e quase surpreenderam Tim Howard. Acuado, os Estados Unidos responderam com excelentes chances de Jozy Altdore e, especialmente, com Landon Donovan, nos acréscimos do primeiro tempo.
Depois de 45 minutos movimentados, o ritmo da partida caiu no tempo final, o que favoreceu o jogo mais cadenciado dos visitantes. Dessa forma, a melhor qualidade técnica prevaleceu aos 17 minutos, quando o meia Ricardo Clark aproveitou oportunidade e abriu o marcador contra os Soca Warriors, calando o estádio em Trinidad e Tobago.
À frente no marcador, os EUA controlaram a partida até o final e garantiram o resultado importantíssimo para garantir uma vaga. Líder das Eliminatórias, a equipe de Bob Bradley depende apenas dos seus próprios resultados para retornar à África do Sul, um ano após perder para o Brasil, por 3 a 2, a decisão da Copa das Confederações.
A oitava rodada do hexagonal final será finalizada ainda nesta quarta-feira. A partir das 22 horas, horário de Brasília, o México testa sua reação contra a surpreendente Honduras. Por outro lado, A fraca seleção de El Salvador recebe a Costa Rica, em busca de reencontrar os resultados e ir à Copa do Mundo pela terceira vez consecutiva.