A Catalunha está em festa. Depois de o Barcelona vencer o Real Madrid neste sábado por 2 a 0, neste domingo foi a vez de o Espanyol promover as celebrações na província. Atuando dentro de casa, a equipe do técnico Mauricio Pochettino venceu o Atlético de Madrid por 3 a 0, no clássico ‘genérico’ do final de semana, e confirmou a supremacia catalã sobre os rivais da capital no Campeonato Espanhol.
Com o resultado positivo, o Espanyol chegou aos 37 pontos, manteve a 14ª colocação e praticamente descartou qualquer possibilidade de brigar para evitar o rebaixamento nos próximos sete confrontos válidos pela Liga. Em contrapartida, o Atlético de Madrid estacionou nos 40 pontos e se afastou da briga por uma vaga à Liga Europa da próxima temporada, competição a qual disputa as semifinais contra o Liverpool.
Focado na briga por um lugar na decisão do torneio continental, o Atlético de Madrid volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Xerez, último colocado na tabela de classificação. Embalado pela vitória diante dos colchoneros, o Espanyol tenta subir na tabela contra o Racing Santander, na mesma data.
Contando com o apoio da torcida, o Espanyol pressionou durante toda a primeira etapa. No entanto, o gol não saiu devido à grande atuação do goleiro De Gea, do Atlético de Madrid. Exigido, o jovem atleta de apenas 19 anos fez grandes defesas e evitou que os mandantes abrissem o marcador.
Na segunda etapa, contudo, o espanhol não conseguiu suster a pressão dos catalães. Logo aos dois minutos, Callejon cruzou pela direita para o meio da área. Caído, o zagueiro Victor Ruiz se enrolou com o companheiro Luis García, mas conseguiu tocar antes do colega a bola para o gol de De Gea.
O gol embalou o Espanyol dentro do gramado. Enfrentando um adversário apático, mesmo com a presença de Sergio Agüero em campo, os donos da casa ampliaram aos 23 minutos, quando Osvaldo desviou de cabeça outro cruzamento de Callejon e aumentou a diferença.
Nervoso em campo, o Atlético de Madrid apelou dentro das quatro linhas e perdeu Ujfalusi expulso, após uma dura entrada no volante Forlín. Por outro lado, o Espanyol, em uma das suas melhores atuações na temporada, procurou manter a posse de bola e esperar o apito final. Mas, nos acréscimos, os donos da casa ainda tiveram outro motivo para comemorar. Iván Alonso recebeu cruzamento de Luís Garcia e acertou a trave, mas, no rebote, completou para as redes e sacramentou a supremacia catalã neste final de semana sobre a capital Madri.