Diante dos casos de racismo que vem acontecendo no futebol espanhol nos últimos anos, as autoridades do país resolveram reagir promulgando nesta quinta-feira a Lei contra Violência, Racismo e Intolerância no Esporte, que prevê punições severas a clubes, torcedores, jogadores, treinadores e árbitros que cometerem deslizes.
De acordo com o pacote de medidas, os times podem sofrer com desconto de pontos e até mesmo serem rebaixados se estiverem envolvidos com escândalos racistas. Em casos extremos, a lei prevê o fechamento dos estádios por um período que variaria de quatro partidas até uma temporada inteira. Multas acima de 90 mil euros (aproximadamente 245 mil reais) também é outra alternativa para punir quem infringir a novo legislação.
De acordo com o pacote de medidas, os times podem sofrer com desconto de pontos e até mesmo serem rebaixados se estiverem envolvidos com escândalos racistas. Em casos extremos, a lei prevê o fechamento dos estádios por um período que variaria de quatro partidas até uma temporada inteira. Multas acima de 90 mil euros (aproximadamente 245 mil reais) também é outra alternativa para punir quem infringir a novo legislação.
Casos de racismo vêm causando preocupação no futebol da Espanha. Clubes como Atlético de Madrid, Zaragoza e Getafe já receberam multas pelo comportamento inadequado de seus torcedores. Até mesmo o técnico da seleção não fica de fora. Em 2004, Luís Aragonés causou um mal estar quando proferiu insultos racistas ao atacante Thierry Henry durante um amistoso entre a Fúria e a França.