O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC) não resistiu às pressões e anunciou sua renúncia do cargo ontem. Franco Carraro está sob investigação por conta das denúncias envolvendo a arbitragem na Itália.
Na última semana, escutas telefônicas revelaram dirigentes que estariam pressionando a FIGC para a nomeação de árbitros. Entre os envolvidos, estariam Luciano Moggi, diretor da Juventus, e Pierluigi Pairetto, um dos responsáveis pela arbitragem no país. As investigações vinham desde 2004. Em conversas entre Moggi e Pairetto, os dois discutiam sobre indicações de árbitros para determinados jogos, o que causou revolta. A lista envolve jogos de grandes clubes das Séries A e B.
A Promotoria de Turim ainda incluiu as escutas em um relatório sobre fraude esportiva. Porém, o processo havia sido arquivado por falta de provas, mas foi reaberto em março.
Exercendo o cargo desde 2001, Carraro havia prometido apurar as denúncias de forma detalhada para punir os verdadeiros culpados. O agora ex-presidente deixou a função após reunião com o presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), Gianni Petrucci.