Em situações completamente distintas no Campeonato Brasileiro, Joinville e Atlético-MG se enfrentam no domingo, às 16h, no estado de Santa Catarina, em um duelo que pode ajudar a definir os rumos da competição tanto nas primeiras colocações, quanto na parte de baixo da tabela.
No caso da equipe catarinense, os comandados de Paulo César Gusmão começam a jogar suas últimas cartas pela permanência do clube na primeira divisão. Sem vencer há sete jogos, o JEC assumiu a lanterna do Brasileirão na rodada passada e, com apenas 11 jogos a serem disputados, o Joinville está oito pontos atrás do Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Precisando da vitória a todo custo, o JEC aposta na força da sua torcida, que comparecerá em bom número na Arena Joinville, aproveitando a promoção de ingressos feita pela diretoria. Além disso, o clube ainda aposta na invencibilidade da equipe em casa – três vitórias e três empates – com Paulo César Gusmão como técnico do time catarinense.
“O Joinville sempre foi forte em casa, e nos últimos jogos tem sido assim. Podemos deixar a desejar, porque não estamos ganhando, mas com o PC ainda não perdemos. Acho que é um ponto positivo para a equipe”, destacou o lateral Edson Ratinho.
Sem jogadores suspensos, o JEC terá a volta do zagueiro Bruno Aguiar, que cumpriu suspensão na rodada passada, e do volante Anselmo, que se recuperou de uma lesão e deve voltar ao time. Paulo César Gusmão ainda deve fazer alterações por ordem técnica, escalando Edson Ratinho na lateral direita e Fernando Viana no comando do ataque catarinense.
O cenário sem grandes mistérios do Joinville é basicamente o mesmo do Atlético-MG para domingo. Sem jogadores suspensos ou lesionados, o técnico Levir Culpi já adiantou nos treinos da semana que Dátolo e Giovanni Augusto irão atuar juntos no meio-campo atleticano em Santa Catarina. O treinador só não revela como será o posicionamento em campo de ambos os jogadores.
“Acho interessante o interesse de vocês de procurar saber, mas não tenho vontade de debater essas ideias publicamente com a imprensa. Já não temos mistérios e vocês querem desvendar os poucos que temos”, brincou o comandante atleticano.
Na briga pelo título brasileiro, o Atlético-MG, segundo colocado na tabela e a cinco pontos do líder Corinthians, espera diminuir a distância para a equipe paulista nas próximas rodadas da competição, a começar pela partida contra o Joinville. O objetivo da equipe é chegar no confronto direto contra o Timão, na 33ª rodada, no Independência, com uma desvantagem de no mínimo dois pontos, para que o Galo assuma a liderança em caso de vitória no Horto.
FICHA TÉCNICA
JOINVILLE X ATLÉTICO-MG
Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data: 27 de setembro de 2015 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (asp.FIFA-SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (CBF-SP)
JOINVILLE: Agenor; Edson Ratinho, Bruno Aguiar, Guti e Rogério; Anselmo, Kadu, Edigar Junio, Marcelinho Paraíba e Lucas Crispim; Fernando Viana
Técnico: Paulo César Gusmão
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dátolo, Luan e Giovanni Augusto; Pratto
Técnico: Levir Culpi