Os dois primeiros colocados do Campeonato Brasileiro farão um jogo que tem tudo para ser emocionante nesta terça-feira, às 21h45, no estádio Serra Dourada, pela nona rodada. Líder com 20 pontos, o Botafogo visita o Goiás, que tem cinco pontos a menos, assim como o Paraná Clube. Mas os goianos levam vantagem nos critérios de desempate.
O Alvinegro entra em campo embalado por ter vencido os três últimos jogos, sendo duas em clássicos estaduais: a goleada de 4 x 0 sobre o Vasco e o triunfo por 2 x 1 diante do Fluminense, sábado passado, na inauguração do Estádio João Havelange, o Engenhão. Os goianos também estão em uma crescente e o desempenho recente é ainda melhor que o do líder, pois ganhou as quatro últimas partidas. A última vitória foi os 3 x 0 sobre o América-RN, também no sábado.
O técnico do Botafogo, Cuca, acredita que os próximos jogos serão fundamentais para definir se o time vai lutar pela conquista do título. O treinador considera o mês de julho fundamental para as pretensões de todos os clubes, principalmente para o Fogão, que, devido aos Jogos Pan-Americanos, fará oito duelos fora do Rio de Janeiro.
Além de Goiás, o Alvinegro este mês jogará fora de casa contra Santos, Cruzeiro, Sport e Paraná Clube. Além disso, pegará Atlético-PR, Juventude e América-RN, partidas em que o Botafogo tem o mando de campo, longe do Maracanã, onde está invicto desde novembro de 2006.
Os jogadores do Botafogo reconhecem que as dificuldades que virão pela frente são grandes, mas preferem se concentrar no próximo jogo e, quando o assunto é tocado, se derretem em elogios ao Goiás.
“O Goiás vem de uma seqüência muito positiva e, se levarmos em consideração que perdeu seus dois primeiros jogos, é um time que está em franca evolução. Por isso, todo cuidado será pouco. Além disso, o estádio deverá estar lotado e a pressão será muito grande. Vamos precisar estar concentrados e deixar nosso jogo fluir. Se isso acontecer, as nossas chances de vitória serão grandes”, disse o volante Túlio.
Para este jogo, Cuca não terá o lateral-direito Joílson, que foi expulso contra o Fluminense. O substituto será definido somente no vestiário. Ele pode fazer a troca simples e optar por Alessandro, o substituto imediato, ou então escalar um terceiro zagueiro, no caso Renato Silva, com Túlio fazendo a função de ala direita. O atacante Jorge Henrique, que cumpriu suspensão no clássico, reaparece na vaga de Ricardinho.
Pelo lado do Goiás, o técnico Paulo Bonamigo promete uma postura ofensiva diante do Botafogo, pois reconhece que a derrota não pode acontecer de forma alguma, principalmente porque o adversário está em situação muito confortável na tabela de classificação.
“Se o Botafogo ganhar vai abrir oito pontos de vantagem e teremos que correr em dobro depois. Além disso, não podemos perder pontos dentro de casa, pois esse é o segredo de quem pretende brigar no pelotão de frente durante toda a competição. É um jogo-chave e não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória. Respeitamos muito o Botafogo, mas partiremos para cima em busca dos três pontos”, explicou Bonamigo.
Os jogadores do Goiás decidiram convocar a torcida e a expectativa, pela procura durante a venda antecipada, é de casa cheia. “Claro que não achamos que o Botafogo vai ficar intimidado com a presença de nossa torcida, pois tem um grande time. Mas contar com o apoio de nossos torcedores é sempre bom”, apontou o goleiro Harlei. Para este jogo, a dúvida é o atacante Fabrício Carvalho, com uma lesão na coxa direita. Se ele for vetado joga Felipe na sua vaga.
FICHA TÉCNICA
GOIÁS X BOTAFOGO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 3 de julho de 2007, terça-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Clever Assunção Gonçalves (MG)
Assistentes: Marco Antônio Gomes (Fifa-MG) e Guilherme Camilo (MG)
GOIÁS: Harlei; Leonardo, Paulo Henrique e Amaral; Paulo Baier, Cléber Gaúcho, Fábio Bahia, Élson e Diego; Fabrício Carvalho (Felipe) e Welliton
Técnico: Paulo Bonamigo
BOTAFOGO: Júlio César; Alessandro (Renato Silva), Juninho, Alex e Luciano Almeida; Leandro Guerreiro, Túlio, Lucio Flavio e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô
Técnico: Cuca