Uma final antecipada. Assim está sendo chamado o duelo entre Atlético-MG e Fluminense, que se enfrentam neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após empatar por 2 a 2 com o Grêmio, o Tricolor chegou aos 69 pontos e, sendo beneficiado pelo empate do Galo com o Santos, manteve nove pontos de vantagem sobre os mineiros. Assim, em caso de triunfo, ou até mesmo de igualdade no marcador, o Fluminense dificilmente deixará de ser campeão.
Os dois lados concordam quanto ao fato de o Campeonato Brasileiro não estar decidido. Os jogadores do Fluminense, inclusive, asseguram que pensam desta maneira. “O Campeonato Brasileiro ainda não acabou. Faltam sete rodadas, todas muito complicadas, e não vamos nos iludir esperando facilidades. Temos esse confronto muito importante contra o Atlético Mineiro, que vai exigir bastante da gente. Precisamos estar focados nisso. Só vai existir qualquer comemoração aqui caso o título seja conquistado matematicamente”, avisou o zagueiro Digão.
Concordando que o Brasileirão não está decidido, os dois times também acreditam que apenas um triunfo do Atlético-MG poderá “salvar” as emoções na luta pelo título. “O Campeonato Brasileiro está em aberto ainda. Faltam sete rodadas, 21 pontos a disputar e qualquer coisa pode acontecer. Falo de sete confrontos importantes, mas este próximo é na nossa casa e será decisivo para o restante da competição. Temos que ganhar se quisermos ser campeões e isso é inegável”, disse o técnico atleticano, Cuca.
O comandante do time mineiro garantiu que um triunfo neste domingo vai realmente deixar aberta a briga pelo título e devolver a emoção ao Nacional. “Falo com propriedade sobre essa possibilidade de título. Se ganharmos neste domingo a diferença de pontos cai para seis e o Fluminense terá jogos complicados. Vai sair contra o São Paulo e Sport, tem o Palmeiras lutando contra o rebaixamento, clássico contra o Vasco, enfim, a vida está complicada para todos os postulantes ao título. Se conseguirmos um bom aproveitamento nesta reta final podemos ganhar a taça sim, mas isso passa obrigatoriamente por uma vitória contra o Fluminense”, analisou Cuca.
O craque Ronaldinho Gaúcho acompanhou o raciocínio do treinador e vê a chance real de ser campeão em caso de vitória mineira. “É um jogo de máxima importância. É aí que vai definir o campeonato. O Fluminense abrindo mais pontos com uma vitória, não vai dar para buscar. E a gente, ganhando, abre de novo uma possibilidade”, declarou Ronaldinho.
Mesmo cientes de que o empate é um grande resultado, os jogadores tricolores garantem a luta pela vitória e prometem uma postura ofensiva. “Temos que ir a campo e jogar de igual para igual com o Atlético Mineiro. Não podemos ficar apenas nos defendendo, se não a coisa vai ficar muito complicada. Não podemos aceitar a pressão por parte de nosso adversário”, receitou o meia Thiago Neves.
Thiago Neves, por sinal, será uma das novidades do Flu no jogo deste domingo. Tendo ficado no banco de reservas contra o Grêmio, após servir à Seleção Brasileira em amistosos internacionais, o apoiador recuperou o posto de Wagner. Outra mudança será a presença do atacante Wellington Nem, que cumpriu suspensão diante dos gremistas, na vaga de Rafael Sóbis. O volante Jean, advertido com o terceiro cartão amarelo na rodada passada, ficará de fora, cedendo o posto para o colombiano Valencia.
Pelo lado do Galo, Cuca não poderá contar com o zagueiro Rafael Marques, que sofreu um traumatismo craniano no empate com o Santos. Réver, que cumpriu suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), reaparecerá no setor. O meia Bernard, que chegou a ter um princípio de convulsão na rodada passada, foi liberado pelo departamento médico e vai atuar.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro, as duas equipes se enfrentaram no Engenhão, no Rio de Janeiro, e empataram sem gols.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X FLUMINENSE
Arte GE.Net
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 21 de outubro de 2012 (Domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Jailson Freitas (BA)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Kléber Lúcio Gil (SC)
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Serginho (Guilherme) e Ronaldinho; Bernard e Jô
Técnico: Cuca
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Valencia, Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred
Técnico: Abel Braga