Com campanhas bem abaixo do que esperavam suas torcidas antes do início do Campeonato Brasileiro, Atlético-PR e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45min, na Arena da Baixada. O jogo é válido pela décima oitava rodada. O time carioca, que só entrou em campo 13 vezes devido ao adiamento de alguns jogos durante o Pan, soma 12 pontos e está na penúltima colocação. Já o Furacão, que enfrenta um jejum de cinco partidas sem vitórias, está em décimo sexto na tabela com 19 pontos.
Após uma estréia desastrosa em sua volta ao Flamengo, o técnico Joel Santana tenta arrumar a casa para tirar o Rubro-Negro carioca da parte de baixo da tabela. Além dos problemas para corrigir os muitos erros da equipe no Brasileiro, o treinador ainda teve que voltar sua atenção no início da semana para explicar suas ordens para que o time desse “porrada” nos atletas santistas no último domingo.
– O que eu disse foi para meus jogadores chegarem junto, apertar a marcação. Em nenhum momento disse aquilo para eles serem violentos. Eu jamais vou mandar um jogador meu dar pontapé, quebrar a perna do outro – comentou Joel.
Tentando esquecer os problemas extra-campo, o técnico aposta no mistério para tentar sair de Curitiba com uma vitória. Para isso, Joel Santana confirmou que só divulgará a escalação nos vestiários da Arena.
– Vou esperar mais um pouco para definir o time porque o nosso adversário também está em uma situação difícil. Será um jogo de seis pontos. Precisamos ter muita atenção durante os noventa minutos – cobra treinador rubro-negro.
Uma das apostas de Joel Santana é na evolução de seu meio-campo, onde Roger e Ibson ainda buscam o melhor ritmo de jogo.
– O Roger, por exemplo, não iniciava uma partida há muito tempo e sentiu um pouco isso no domingo, assim também como o Ibson. Aos poucos vou achando a melhor posição para escalá-los. O Renato Augusto também se enquadra neste novo meio-de-campo do Flamengo – ressaltou o comandante flamenguista, que pode colocar Paulinho no setor.
Outro desfalque do Flamengo para esta quarta-feira será o atacante Souza. O atacante, que provavelmente ficaria na reserva, foi suspenso por cinco partidas – uma já cumprida – por sua expulsão contra o Grêmio. Quem também não joga é o zagueiro Fábio Luciano, contratado na última semana e que vem sendo preparado para estrear no próximo final de semana, diante do Náutico, no Maracanã.
No Atlético-PR, o técnico Antônio Lopes também não vive dias tranqüilos e sabe que uma vitória nesta quarta pode ajudar na reaproximação com a torcida. Experiente, o treinador admite que a situação não é confortável.
– Temos que ganhar jogos. Lógico que pressiona sempre essa expectativa de entrar na zona de rebaixamento, sempre causa impacto, mas temos força para reagir – garantiu Antônio Lopes.
Para buscar os três pontos, o treinador continua sem o atacante Alex Mineiro e o meia Evandro, ambos se recuperando de problemas médicos. Como o lateral-direito Jancarlos ainda não está totalmente recuperado de uma lesão, o treinador deve optar por manter o volante André Rocha no setor. Já no ataque, Rogerinho poderá ser a novidade, entrando no lugar de Dinei.
Uma novidade no banco de reservas pode ser o recém-contratado Ramon, veterano meia que se destacou atuando pelo Vasco.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X FLAMENGO-RJ
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 8 de agosto de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45min (de Brasília)
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Marinaldo Silvério (SP) e João Bourgalber (SP)
ATLÉTICO-PR: Guilherme, André Rocha, Danilo, Rhodolfo e Edno; Valencia, Claiton, Roberto e Ferreira; Dinei (Rogerinho) e Marcelo
Técnico: Antônio Lopes
FLAMENGO: Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Irineu e Juan; Paulinho (Jaílton), Ibson, Roger e Renato Augusto; Paulo Sérgio e Obina
Técnico: Joel Santana