Depois de duas grandes goleadas (Ipatinga por 5 x 1 e Santa Cruz por 6 x 0), a Ponte Preta voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. A vítima desta vez foi o Avaí, que acabou derrotado por 3 x 2 e viu a Macaca alcançar a quinta colocação, agora com 27 pontos. O Leão, por sua vez, tem 18 e é o 16º, uma posição acima do rebaixamento.
Assim, já no primeiro tempo a Ponte Preta mostrou que não se intimidava em jogar longe de sua torcida, forçando as jogadas ofensivas desde o apito inicial. Dessa forma, precisou de apenas três minutos para balançar as redes. Em uma cobrança de falta na frente da área, Zacarias chutou com força no canto. A bola, no entanto, desviou em Wanderley e enganou o goleiro Thiago: 1 x 0.
Dois minutos depois, porém, o Avaí deu o troco na mesma moeda: bola parada. Juliano cobrou falta na direita, Fábio Fidelis subiu mais alto do que os zagueiros da Ponte Preta e, no meio da área, cabeceou com força para a meta adversária, igualando o encontro na Ressacada.
A partir daí, o jogo ganhou bastante velocidade, com os times se alternando no ataque. Dessa forma, o placar voltou a se alterar logo
O segundo gol catarinense, então, levou a Ponte Preta toda ao ataque. Só que as falhas na finalização do time campineiro impediam o empate da partida, que permaneceu sem alteração até o intervalo. Próximo do fim do primeiro tempo, o Avaí até melhorou seu poder ofensivo, mas também não conseguiu convertê-lo em gols.
Apenas no segundo tempo é que as redes voltaram a balançar. Logo aos dois minutos, Wanderley fez boa jogada pela direita e cruzou para Alex Terra, que mesmo entre os zagueiros adversários conseguiu cabecear e encobrir o goleiro Thiago e igualar para a Ponte Preta: 2 x 2.
O gol decisivo, no entanto, saiu apenas aos 30 minutos da etapa complementar. Heverton aproveitou a sobra na cobrança de escanteio e chutou da entrada da área, superando o goleiro Thiago e decretando a terceira vitória consecutiva do time de Campinas na segunda divisão nacional.
Na próxima rodada, a Ponte Preta encara o Ceará em Fortaleza, na próxima sexta-feira. No dia seguinte, o Avaí volta a jogar na Ressacada, desta vez diante do Santo André. As duas partidas serão válidas pela 18ª rodada, a penúltima do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro.