Tirar o atraso. Uma expressão válida tanto para ressaltar que o jogo entre Santos e Internacional era da 16ª rodada, quanto para exprimir as ganas pela vitória de ambas as equipes em campo na Vila Belmiro. Entretanto, com o emocionante empate por 3 x 3, Colorados e Alvinegros praianos saíram desapontados de campo, pois os gaúchos ficam mais longe da ponta, e os paulistas mais longe do G-4.
No primeiro tempo, os visitantes foram os autores do primeiro tiro, na bola enfiada para Andrezinho, que desperdiçou uma chance cara a cara com o goleiro Felipe. Mas a partida foi tomando uma forma diferente da que esse lance fez parecer: era o Santos quem tinha o domínio da posse de bola e da pressão no campo de ataque, enquanto o Inter apostou na objetividade e na velocidade para contra-atacar.
Com isso, a missão dos ataques estava não só clara, mas também facilitada pelas falhas das defesas. Bolívar erra feio no domínio da bola. Uma bobeira que custou caro, pois Madson não se fez de rogado e aproveitou para tocar na saída de Lauro aos 13. Dois minutos depois, foi Daniel quem falhou na cobertura da lateral-direita. Kleber Pereira o agradeceu com um drible seco e com um chute potente que parou nas redes.
Por um momento, o Inter se viu atordoado pelo revés de 2 x 0 tão cedo na partida. No entanto, nessa hora apareceu o talento de Taison, que em bela jogada do lado esquerdo conseguiu cruzar para Alecsandro, que só teve trabalho de escorar para as redes aos 24. Tal qual o adversário, o segundo gol veio dois minutos depois, no cruzamento de Kleber que Alecsandro, outra vez, tocou de cabeça para as redes.
Com a volta do empate, o Santos precisou voltar a pressionar. Porém, a etapa final trouxe uma tristeza repentina aos comandados de Luxemburgo. Numa troca de passes envolvente, Andrezinho serve Alecsandro, livre de marcação e de impedimento. O artilheiro da noite vazou Lauro pela terceira vez, e os colorados passaram a frente numa virada impressionante.
Seria aquela a primeira vitória da história do Internacional jogando na Vila Belmiro? Por oito minutos, essa angustia pairou sobre a mente do torcedor santista, que só se aliviou após um cruzamento cinematográfico de George Lucas, achando a cabeça de Kleber Pereira. O marcador do estádio marcava um incrível e emocionante 3 x 3.
Mas toda essa emoção pareceu ser demais para o gosto de Tite e seus subordinados. A idéia de quebrar um tabu antigo já não encantava mais do que ganhar um precioso ponto após uma partida tão intensa. Madson com sua agilidade e Kleber Pereira com sua presença de área ainda tentaram, sem sucesso, devolver a virada.
Só que uma confusão na área após um pênalti não-marcado por Luiz Antônio da Silva Santos fez o centro-avante santista perder a cabeça e terminar expulso, junto do uruguaio Sorondo. Com isso, as emoções da partida diminuíram drasticamente, com exceção de outra expulsão, dessa vez do lateral Daniel, do Inter. Terminou ali um jogo inesquecível para o fã de futebol, mas duro para as pretensões de ambos os times no campeonato.