O técnico Mano Menezes se despede da torcida do Corinthians neste domingo, às 18h30 (de Brasília), quando o Timão recebe o Guarani no Pacaembu, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o treinador aceitou o convite da CBF e é, a partir de segunda-feira, o novo comandante da seleção brasileira.
À frente do Corinthians em dez partidas no Brasileirão, Mano levou a equipe à segunda colocação da tabela com 21 pontos. No último confronto, no entanto, o time foi derrotado pelo Atlético-GO por 3 a 1, fora de casa, e perdeu a liderança da competição. A esperança é que, na despedida do treinador, o Timão consiga a vitória e retome a liderança, atualmente do Fluminense.
“Estamos bem no campeonato, tivemos um tropeço na quarta-feira, chegamos a ter a oportunidade de igualar o resultado, mas o futebol de pontos corridos é assim. Você não pode valorizar muito o resultado e é o que estamos fazendo, corrigindo os erros para enfrentar o Guarani, no Pacaembu”, acredita Mano, que já tem substituto acertado: Adílson Batista. O ex-cruzeirense assumirá o Timão nesta terça-feira.
O discurso do comandante foi reforçado pelo capitão William, que ressaltou a importância do Corinthians demonstrar poder de reação após o revés. “Espero que a derrota não nos tire do eixo. Temos que saber conviver com a derrota, porque faz parte, mas não podemos nos acostumar. Uma derrota é sempre amarga, mas temos que ter tranquilidade para voltar a vencer”, defende o zagueiro.
Em sua despedida da equipe, Mano não poderá contar com Chicão e Souza, suspensos. Ronaldo, que ainda se recupera de uma lesão na panturrilha, também está fora. William e Jorge Henrique voltam ao time após suspensão. Por opção tática, Danilo deve perder vaga no meio de campo para Paulinho, que formará um trio de volantes com Elias e Jucilei.
Além dos desfalques, outro problema atrapalha o Corinthians: são seis atletas pendurados com dois cartões amarelos. Apesar de deixar o comando do alvinegro após a partida, Mano sabe que o próximo confronto do Corinthians é o clássico contra o Palmeiras. Por isto, há a possibilidade de ele poupar alguns jogadores, para não correr o risco de eles não estarem à disposição de Adílson em sua estreia.
O time campineiro, por sua vez, vem de um empate em casa com o Ceará por 1 a 1 e ainda não engrenou desde o retorno do Campeonato Brasileiro. Antes do empate com o Vovô, o time perdeu para o Internacional e empatou com o Botafogo.
“Não temos tido muitas oportunidades de gol. Alguém tem que chamar a responsabilidade. A oportunidade às vezes aparece e em vez de chutar, a gente acaba tentando o passe”, avalia o técnico Vagner Mancini
O treinador do Bugre tem dois desfalques para o confronto. Fabão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, dará lugar a Rodrigão na zaga. Contundido, o meia Preto também fica fora, deixando seu lugar no time titular para o atacante Geovane.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X GUARANI
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data: 25 de julho de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)
Assistentes: João Bourgalber Nobre Chaves e Anderson José de Moraes Coelho (ambos de SP)
Corinthians: Júlio César; Alessandro, William, Paulo André e Roberto Carlos; Jucilei, Elias, Paulinho e Bruno César; Dentinho e Jorge Henrique (Iarley)
Técnico: Mano Menezes
Guarani: Douglas; Apodi (Rodrigo Heffner), Rodrigão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Mário Lúcio e Geovane; Mazola e Ricardo Xavier
Técnico: Vágner Mancini