Os jogadores do Santos ganharam férias logo depois da partida contra o Santa Cruz, domingo, e já sabem o dia em que terão de se reapresentar ao técnico Wanderley Luxemburgo. O Peixe marcou o retorno das férias para 26 de dezembro, quando os médicos Carlos Braga e Joaquim Grava submeterão o elenco a uma bateria de exames.
Entre os dias 26 e 30, os jogadores serão divididos em quatro ou cinco grupos (ainda não decididos em função de indefinições no elenco), que passarão por exames de coração, laboratoriais e clínicos. Depois, o fisiologista Cláudio Pavanelli promove uma avaliação para constatar a capacidade cardiorespiratória de cada atleta.
A primeira partida do time profissional do Peixe em 2007 acontecerá em 17 de janeiro, contra o Barueri, fora de casa. Já a estréia na Copa Libertadores ocorrerá em 31 de janeiro. O treinador deverá usar força máxima no torneio continental, enquanto aproveitará o Estadual para dar mais espaços aos atletas vindos das categorias de base.
Neste mês de dezembro, a diretoria do Santos deverá correr nos bastidores para contratar reforços e segurar a base. Do atual elenco do clube, dez jogadores têm contrato por encerrar no fim deste ano: André Oliveira, André Luiz, Ronaldo, Luiz Alberto, Manzur, Reinaldo, Leandro, Heleno, Jardel e Cléber Santana.
Os esforços do Peixe estão voltados principalmente para a permanência de Reinaldo, Luiz Alberto e Cléber Santana. O zagueiro Ronaldo também pode ficar.