
O Santos ainda curte sua classificação para mais uma final de Campeonato Paulista. Neste domingo, a equipe superou o Palmeiras nos pênaltis e avançou à decisão pela oitava vez consecutiva. Mas, passada a euforia, Dorival Júnior já tem um problema a resolver, porque nesta quinta, antes do primeiro duelo contra o Osasco Audax, o Peixe recebe o Santos-AP na Vila Belmiro pelo segundo jogo da primeira fase da Copa do Brasil.
“Não sei o que eu vou fazer com a equipe. Agora nós temos uma decisão e eu tenho que pensar seriamente nisso ai”, disse o técnico santista ao ser questionado sobre qual time mandará a campo: principal ou reservas.
Na semana passada, Dorival optou por poupar seus titulares da viagem até Macapá e preferiu ficar treinando a equipe no CT Rei Pelé para a semifinal do Paulista, enquanto Lucas Silvestre, seu filho e auxiliar, comandou o time na estreia da Copa do Brasil. O empate por 1 a 1 decepcionou e acabou forçando a segunda partida.
A dúvida se dá porque no domingo o Santos abre a final do Estadual com o Audax jogando em Osasco. A Copa do Brasil é mais relevante que o Paulista e encarada como prioridade pelo clube, mas, o fato do adversário ser um integrante da Série D do Campeonato Brasileiro e o jogo contra o Audax valer título devem ser determinantes para o técnico apostar novamente nos suplentes nesta quinta, às 21h30.
Audax e regulamento
Adversário do Peixe na grande final do Paulistão, o Audax chega credenciado por ter eliminado São Paulo e Corinthians nas fases anteriores. Antes disso, na última rodada da primeira fase, acabou superado pelo Santos na Vila Belmiro por 2 a 1. Mas, naquela oportunidade, o time Osasco fez grande partida, saiu na frente e só levou a virada nos minutos finais do confronto. Por isso, Dorival espera um novo grande jogo, agora valendo o título da competição.
“Não tenho dúvida disso. Aquilo foi uma amostra do que pode acontecer. Um grande adversário, o Fernando Diniz vem fazendo um grande trabalho. Vejo uma equipe muito compacta. Não tirou o Corinthians por acaso”, comentou o treinador, que sempre colocou a equipe de Parque São Jorge como favorita. “Tem tudo para serem grandes jogos, como foi sábado (Corinthians e Audax). O Santos vai ter de se preparar muito, focar, trabalhar, se quiser sair vencedor”, avisou Dorival.
O técnico do Peixe só fez um adendo em meio a tantos elogios ao esquadrão montado por Fernando Diniz. O regulamento do Campeonato Paulista não passou despercebido por Dorival, que por pouco não perdeu sua vaga na final para o Palmeiras e viu o Corinthians, melhor time da competição, cair nos pênaltis depois de também empatar em casa.
“Isso ai não é a maneira correta de definir uma vaga, ainda que todas as equipes tenham chego conhecendo o regulamento. O correto era no mínimo dois jogos, para você poder tentar uma recuperação depois de uma primeira partida, já que existiu uma campanha de 15 jogos antes, que não pode ser desprezada”, chiou o comandante do Peixe.