Técnico da seleção francesa, Raymond Domenech declarou nesta quinta-feira que é contra a formação do G-14, grupo formado em 2000 para defender o interesse dos 18 principais clubes europeus e que era freqüentemente criticado pelo ex-presidente da Uefa, o sueco Lennart Johansson.
”Temos que proteger o futebol do dinheiro e do desejo que o G-14 tem por hegemonia”, disparou Domenech. “Eu fico muito assustado com a forma circular de poder que este grupo está tentando formar”, completou.
Entre uma das medidas que a entidade visa a colocar em prática é fazer com que as seleções paguem o salário dos jogadores enquanto estão a serviço de suas nações. O francês criticou, mas deu uma sugestão caso implantado.
“Se a Costa do Marfim tiver que pagar ao Chelsea poder contar com o Didier Drogba, o país precisaria mudar seu sistema de arrecadação de impostos. Isso pode dar certo, mas as federações deveriam ter direito também a uma quantia do valor das transferências dos atletas, até porque ele pode ficar muito mais valorizado depois de uma Copa do Mundo”, analisou.
O G-14 foi formado em 2000 por 14 clubes, mas dois anos depois permitiu a entrada de outros quatro. Atualmente, fazem parte da entidade Inter de Milão, Juventus, Milan, Liverpool, Manchester United, Arsenal, Marseille, Lyon, Paris Saint-Germain, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dormund, Ajax, PSV, Barcelona, Real Madrid e Valencia.
< !-- hotwords -- >
< !--/hotwords -- >”Temos que proteger o futebol do dinheiro e do desejo que o G-14 tem por hegemonia”, disparou Domenech. “Eu fico muito assustado com a forma circular de poder que este grupo está tentando formar”, completou.
Entre uma das medidas que a entidade visa a colocar em prática é fazer com que as seleções paguem o salário dos jogadores enquanto estão a serviço de suas nações. O francês criticou, mas deu uma sugestão caso implantado.
“Se a Costa do Marfim tiver que pagar ao Chelsea poder contar com o Didier Drogba, o país precisaria mudar seu sistema de arrecadação de impostos. Isso pode dar certo, mas as federações deveriam ter direito também a uma quantia do valor das transferências dos atletas, até porque ele pode ficar muito mais valorizado depois de uma Copa do Mundo”, analisou.
O G-14 foi formado em 2000 por 14 clubes, mas dois anos depois permitiu a entrada de outros quatro. Atualmente, fazem parte da entidade Inter de Milão, Juventus, Milan, Liverpool, Manchester United, Arsenal, Marseille, Lyon, Paris Saint-Germain, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Borussia Dormund, Ajax, PSV, Barcelona, Real Madrid e Valencia.
< !-- hotwords -- >