Reintegrado ao elenco do Barcelona na manhã desta quinta-feira, após defender a Seleção Brasileira olímpica, o meio-campista Rafael Alcântara quer conquistar espaço entre os titulares, após se destacar nos amistosos de pré-temporada. Irmão de Thiago Alcântara, atualmente no Bayern de Munique, Rafinha espera se firmar com a camisa azul-grená e não ser colocado de lado, como aconteceu com o irmão.
Contratado pela equipe catalã no início da temporada, o jogador chegou ao Barça com aval do técnico Luís Enrique, que o comandou no Celta de Vigo. De volta ao clube formador, Rafinha quer se dedicar ao máximo para corresponder à confiança nele depositada. “Creio que posso fazer mais. É muito difícil jogar no Barcelona e é necessário exigir sempre”, comentou.
Após o treinamento com o elenco, o meia comentou sobre a partida do fim de semana, diante do Atlético de Bilbao. A equipe de Luís Enrique lidera a competição com 100% de aproveitamento até o momento. “Sabemos que é uma equipe muito forte, que pressiona muito e raramente desiste de uma jogada”, considerou.
Ao ser perguntado sobre o alto nível da equipe, e o espírito competitivo empregado inclusive pelo treinador, o atleta aponta que é motivo de orgulho. “Vejo a competição como um modo de aprendizado: para mim é um luxo ter esses companheiros para aprender”, falou. Aproveitando a oportunidade, Rafinha elogiou os métodos de trabalho do treinador.
“Eu passei um ano conhecendo seu método de trabalho e isso foi muito positivo. Aos poucos, os jogadores vão assimilando. Foi muito conviver um ano com ele”, avaliou o jogador, que sabe da importância dada pelo treinador à preparação física.