O Sport, mesmo com o tropeço, garantiu o vice-campeonato da Segundona, graças ao tropeço do rival Náutico frente ao Santo André. O Rubro-Negro pernambucano encerra sua participação na Segunda Divisão com 64 pontos.
O jogo
As combinações de resultados iam aparecendo e, com a situação desfavorável, a Lusa passou a se arriscar no ataque. Aos 37, Preto aparece sozinho na área e lança Wilton Goiano na direita. Sozinho, o ala concluiu em cima do goleiro Magrão. Seis minutos depois, Juninho Goiano partiu em velocidade, chegou à linha de fundo e cruzou. Alex Alves desvia de primeira, mas a bola saiu por cima do travessão.
Aos 45, Marco Antônio recebeu passe enfiado e correu com Leonardo Silva no encalço. O zagueiro falhou na cobertura e o atacante só chutou para abrir o placar a favor do Sport. Vale lembrar que o jogador do Leão foi responsável por uma polêmica, ao revelar um pedido de jogadores lusos para entregar o jogo.
Para surpresa geral, logo no minuto seguinte, em situação idêntica, a Portuguesa alcançou o empate. Na saída de bola, Preto arrancou pelo lado esquerdo , invadiu a área e chutou cruzado para ampliar.
Se a etapa inicial decepcionou pelas poucas oportunidades, o segundo tempo foi teste para cardíacos na Ilha do Retiro. Logo aos dez minutos, o Sport conseguiu a virada, em lance polemico. Wellington cobrou falta pela esquerda, Tiago saiu mal do gol e acabou soltando a bola. Fumagalli, encostado na trave direita, pegou o rebote e marcou.
Uma suposta falta sobre Tiago fez os jogadores lusitanos perderem a cabeça e tentarem agredir o árbitro mineiro Álvaro Azeredo Quelhas. A Polícia Militar Pernambucana agiu rápido e interveio de maneira violenta gerando grande confusão dentro do gramado.
Após cinco minutos de paralisação, o panorama mudou. A Portuguesa parecia morta, mas conseguiu se recuperar aos 33. Rogério fez triangulação com Erick, ficou cara-a-cara com Magrão e empatou o jogo para a Lusa.
Era o ânimo final para a sobrevivência lusitana. Aos 40, o goleiro Tiago imitou Rogério Ceni e cobrou falta no travessão, mas era um indício que a virada viria. E veio aos 43. Alex Alves foi derrubado dentro da área e Quelhas marcou pênalti. Contratado com vaquinha da própria torcida, o atacante converteu e evitou um desastre ainda maior para a Rubro-verde, que em 2007 conhecerá de perto a Série A-2, equivalente à segunda divisão do Campeonato Paulista.