Menu
Futebol

Cúcuta surpreende e arranca empate do Grêmio no Olímpico

Arquivo Geral

28/02/2007 0h00

Numa noite de muito calor, o Grêmio não passou de um discreto empate sem gols com os colombianos do Cúcuta pela Libertadores. Em uma noite pouco inspirada de jogadores importantes como Tcheco e Lucas, a equipe de Mano Menezes não conseguiu furar o bloqueio adversário que se postou em campo defensivamente com eficiência.

A partida ainda começou com uma hora de atraso devido a problemas com a rede elétrica que deixaram o estádio e torcedores às escuras. Mesmo com o resultado inesperado o Grêmio manteve a liderança de sua chave com quatro pontos. Na próxima rodada pela competição continental o Grêmio enfrenta o Tolima, dia 15 de março. Já o Cúcuta enfrenta o Cerro, dia 13 do mesmo mês.

O Grêmio começou o jogo pressionando o time colombiano, mostrando logo nos primeiros minutos o que seria a tônica do jogo – a bola rolando nas cercanias da área do Cúcuta. Mesmo assim os colombianos demonstravam bravura e eficiência na marcação.

No primeiro minuto, escanteio para o Grêmio. No cruzamento, Schiavi tentava de cabeça, mas para fora. Aos 5 minutos o primeiro cartão amarelo do jogo para Torres, devido à falta em Carlos Eduardo em uma de suas jogadas mais características – o drible. Aos poucos, porém, o que se desenhava uma partida relativamente fácil começou a complicar. O Grêmio começou a demonstrar ansiedade no momento em que as tentativas ofensivas todas paravam na defesa colombiana.

Embora o domínio territorial do Grêmio, o Cúcuta não sofria grande pressão. Aos 23 minutos, Schiavi levava amarelo por agredir Pérez demonstrando claramente o nervosismo gremista diante da barreira defensiva colombiana. Para piorar, Tcheco e Lucas – os pensadores gremistas – não faziam um jornada inspirada errando muitos passes. No ataque, Douglas – substituto de Tuta – não conseguia marcar presença ficando normalmente em desvantagem em relação à defesa adversária.

Aos poucos os jogadores do Cúcuta começaram a ganhar confiança e ameaçar em contra-ataques rápidos e perigosos. Aos 39, quase gol dos inimigos tricolores. Pérez recebeu um belo passe em profundidade e fuzilou Saja. A bola passou raspando a trave de Saja. Com toque de bola e eficiência defensiva o Cúcuta levou para o vestiário o empate com o Grêmio, apontado antes do jogo como franco favorito para a vitória.

A segunda etapa começou parecida com a primeira: o Grêmio em cima e o Cúcuta na defensiva. Logo no primeiro minuto, Diego Souza obrigava Zapata a boa defesa. Menos de um minutos depois, mais uma vez Diego Souza testava Zapata, mais uma vez o goleiro colombiano defenderia. Como uma blitz, um minuto depois Douglas arriscava já dentro da área, mas a bola teimava em não entrar.

Assim como no primeiro tempo, o Grêmio não conseguiu manter o mesmo ritmo e aos poucos o Cúcuta mais uma vez se afirmava em campo dominando todos os rebotes defensivos. Sem melhor resposta o Tricolor fazia muitas faltas. Aos 9 minutos, depois de uma falta violenta e William, a dupla de zaga gremista já estava pendurada com cartão amarelo.

Aos 15 minutos o Grêmio enfim chegava a criar ofensivamente. Tcheco dá bom passe a Douglas que chuta bem. Zapata defendeu. Depois do chute, Douglas acabou sentindo uma lesão e saiu de campo na maca. Assim como Tuta, o segundo centroavante gremista se lesionava e seria substituído.

Na base do esforço o Grêmio quase abria o placar aos 18 minutos com Lucas. O volante acabou definindo por cima. A resposta do colombiano viria minutos depois quando Torres, aproveitando um rebote da defesa, invadiu a área acabando por parar nas mãos de Saja numa saída arrojada do gol. Aos 29 Lucas quase marcava depois de um cruzamento de Lúcio. A cabeçada raspou o poste colombiano.

Aos 40 minutos da segunda etapa o técnico Mano Menezes dava sua última cartada colocando em campo o atacante Aloísio no lugar do meia Diego Souza. Mas nem mesmo o esforço dos jogadores foi suficiente para uma estréia em Porto Alegre com vitória.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado