Menu
Futebol

Cuca diz que recuperação no campeonato é possível

Arquivo Geral

23/05/2006 0h00

Quando o Botafogo iniciou a disputa do Campeonato Brasileiro, credenciado por ser campeão carioca e por estar jogando um bom futebol, se esperava que o time fizesse uma campanha melhor do que a de 2005, quando ficou em nono lugar e garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

A meta para esta temporada era a Copa Libertadores mas, passadas seis rodadas, o Alvinegro amarga a zona de rebaixamento, com apenas cinco pontos conquistados. A situação gerou a demissão do técnico Carlos Roberto e a contratação de Cuca que, apesar de evitar traçar planos, acredita perfeitamente que os botafoguenses ainda poderão sorrir muito.

"Ainda existe tempo para recuperação sim e para brigar por objetivos muito mais nobres e dignos da história do clube. Só foram disputados vinte por cento dos jogos do Campeonato Brasileiro e muita coisa vai acontecer. Uma seqüência de bons resultados modifica tudo. Portanto, não vamos jogar abatidos e vou mostrar ao grupo do que eles são capazes. O Botafogo é o atual campeão carioca e conta com jogadores de qualidade em seu plantel. Falo isso porque tenho grande conhecimento deste time do Botafogo, pois acompanhei quatro dos seis jogos que o time fez pela televisão", disse Cuca.

Cuca disse que terá uma grande vantagem para trabalhar no Botafogo, que é a paralisação do Campeonato Brasileiro por ocasião da disputa da Copa do Mundo. Ele vai aproveitar esse período para colocar todos os jogadores no mesmo estágio físico e implantar a sua filosofia de trabalho.

Mas tranqüilizou os torcedores quanto aos jogos antes da paralisação, quando o Botafogo enfrentará Vasco e Figueirense no Rio de Janeiro e Santa Cruz e Santos, fora de casa. "Claro que não podemos ficar esperando o Brasileiro voltar para pontuarmos. Mas é claro que acredito que o trabalho vai render melhores resultados depois que a filosofia de trabalho estiver implantada. Mas nosso torcedor pode ficar tranqüilo, pois a meta será ganhar todos os confrontos", disse Cuca.

O treinador evitou falar sobre o time que vai a campo na sua estréia, nesta quinta-feira, às 20h30, contra o Vasco, no Maracanã. Ele porém deu a entender que fará mudanças em relação ao trabalho que vinha sendo desempenhado por Carlos Roberto.

"Sei o que fazer para mudar o Botafogo e espero conseguir um pouco isso contra o Vasco. Posso dizer que não tem titular absoluto no Botafogo. O que treinar melhor vai jogar. Dificilmente o que não treina bem joga bem. O treino é o espelho do jogo. Ainda tenho que conhecer bem os que não atuam no time principal, e até fazer um estudo sobre todos. Qualquer um tem chances de ser titular", disse Cuca.

Sobre os jogadores disponíveis, Cuca chegou recebendo péssima notícia. O zagueiro Scheidt, com fortes dores no pé direito, foi vetado e existe a possibilidade de uma lesão mais grave, por isso ele se submeteu a exame de ressonância magnética. Se isso for detectado, o departamento médico sequer descarta a realização de uma cirurgia, pois os nervos podem estar comprometidos.

Em compensação Rafael Marques, que é considerado o outro zagueiro titular do time e não enfrentou o Juventude, derrota por 1 x 0, por causa de dores musculares na coxa direita, está melhorando e deverá ter condições de jogo.

"Hoje não daria para jogar, mas acredito que com o tempo que teremos até quinta será perfeitamente normal a minha escalação. Mas vamos ver o trabalho que vai ser realizado até lá e ver o que o Cuca vai decidir nesse sentido", afirmou Rafael, que deverá formar dupla de zaga com Asprilla diante do Vasco. Asprilla entrou na vaga de Scheidt no jogo contra o Juventude.

O volante Thiago Xavier e o meia Zé Roberto, que cumpriram suspensão contra o Juventude, também estão à disposição. Já o volante Diguinho, suspenso por ter sido expulso no Sul, fica de fora, assim como o atacante Reinaldo, que segue entregue ao departamento médico.

O time só será definido nesta quarta-feira, após treino que acontecerá à tarde e que vai anteceder o período de concentração para o clássico. A tendência hoje é o time entrar em campo com a seguinte formação: Lopes, Ruy, rafael Marques, Asprilla e Bill; Thiago Xavier, Claiton, Zé Roberto e Sérgio Manoel; Christian e Dodô. Porém mudanças poderão acontecer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado