Com o objetivo de ganhar uma maior projeção internacional, o departamento de intercâmbio do Cruzeiro realizará, nesta semana, seu primeiro curso para técnicos estrangeiros. As aulas, que serão ministradas na Toca da Raposa I, começam nesta segunda-feira, com encerramento previsto para o próximo domingo.
Durante o curso, os participantes, que vão desde treinadores dos Estados Unidos até do Malauí, terão a oportunidade de acompanhar os treinos da equipe principal e das categorias de base. A grade disciplinar inclui ainda a presença dos profissionais estrangeiros nos jogos da Raposa no Campeonato Mineiro, além de um passei turístico por Belo Horizonte.
Os encarregados de ministrar as aulas são o assistente técnico Émerson Ávila e o fisiologista Émerson Silami, ambos integrantes da comissão técnica da equipe profissional do Cruzeiro. Segundo o coordenador do curso, Luiz Greco, o projeto, além de dar um bom retorno financeiro ao clube, pode render uma parceria com clubes estrangeiros.
“Além da receita advinda das inscrições, o objetivo do projeto é mostrar as instalações da Toca da Raposa I aos técnicos participantes para que, em um futuro próximo, possamos receber atletas para participarem do nosso programa de intercâmbio”, afirma o coordenador do projeto, Luiz Greco.
Segundo o departamento de comunicação do clube, este deve ser apenas o primeiro curso para técnicos do exterior. Existe ainda a possibilidade de que este projeto seja estendido também aos treinadores do Brasil.