Menu
Futebol

Costa do Marfim disputa vaga antecipada contra a Colômbia

Arquivo Geral

19/06/2014 10h13

A Costa do Marfim está, em 2014, fazendo a terceira participação em Copas do Mundo. A partida de hoje contra a Colômbia, às 13h, no Mané Garrincha, será apenas a oitava dos marfinenses em Copas. 

Embora a história seja curta em Mundiais e, consequentemente, menor ainda em excursões pelo mundo, a seleção africana não é totalmente alheia à capital federal. 

Há 40 anos, em 29 de janeiro de 1974, Costa do Marfim e o extinto CEUB Esporte Clube disputaram uma partida amistosa, no também extinto estádio Pelezão. Na ocasião, o time candango venceu por 1 x 0, em partida que ficou marcada por episódios de violência em campo. 

O confronto, porém, é página quase apagada. Não fosse a matéria publicada em 30 de janeiro de 1974 no Jornal de Brasília, um dos personagens daquele jogo nem sequer lembraria. “Juro que não me lembro dessa partida. Foi em Brasília esse jogo?”, diz Péricles Carvalho, ex-meia do CEUB.

Na ocasião, o jogo chegou ao fim antes do previsto. Aos 38 minutos do segundo tempo, o zagueiro Pedro, do CEUB, atingiu o goleiro rival, gerando confusão generalizada. O desentendimento se estendeu, com os torcedores atirando pedras no gramado. O árbitro Ademar Pereira da Cruz encerrou o duelo.

Hoje, no entanto, a promessa é de festa na arquibancada e a vaga nas oitavas de final sendo decidida em campo. Como Colômbia e Costa do Marfim ganharam na estreia, a vitória muito provavelmente vale uma vaga antecipada.

Treino

O reconhecimento do gramado:  na tarde de ontem, o técnico Sabri Lamouchi comandou o treino de reconhecimento do gramado para a seleção marfinense. Na parte em que a imprensa pode permanecer no estádio, os jogadores participaram de uma atividade em campo reduzido, que contou com os principais atletas.

olhonele

James Rodríguez (foto) pode ser jovem, mas já mostrou que tem potencial para conduzir a seleção colombiana à vitória diante dos marfinenses, hoje.

Além de Rodríguez, que marcou um dos três gols diante da Grécia, no Mineirão, a Colômbia mostrou não ser um “exército de um homem só”, já que outros jogadores também tiveram atuações importantes, como o lateral-esquerdo Pablo Armero e Téo Gutierrez, autores dos outros gols da estreia.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado