O Corinthians lançou nesta terça-feira, véspera da estreia na pré-Libertadores, os seus novos uniformes para a temporada. Os modelos do clube foram o volante Jucilei, que apresentou a camisa branca, o atacante Dentinho, vestido de preto, e o goleiro Julio Cesar, de cinza. Ninguém usava roxo, cor aparentemente aposentada pelo departamento de marketing.
Sucesso de vendas, os uniformes do Corinthians com detalhes em roxo provocavam ira nos mais tradicionalistas. As torcidas organizadas do clube promoveram uma série de protestos contra a inovação, que começou em 2008. Desde então, foram criadas três versões para a terceira camisa da equipe: uma inteiramente roxa, outra listrada em roxo e preto e a última com uma cruz roxa no peito, em alusão ao padroeiro São Jorge.
“O roxo é bonito. Aquelas camisas homenageavam os corintianos roxos, como eu. Algumas pessoas não gostavam, pois achavam que o preto e o branco deveriam prevalecer, como já acontecia. Só que não importa a cor do uniforme. Com o manto sagrado do Corinthians, você precisa se dedicar ao máximo”, discursou o atacante Dentinho, com o cuidado de não criar polêmica com a fornecedora de material esportivo do clube.
A novidade nos novos uniformes do Corinthians é o conceito de “camisa sustentável”, produzida com 96% de poliéster e 4% de algodão orgânico. A preocupação com o meio ambiente só não é capaz de aproximar o clube de seu maior rival, o Palmeiras. “Colocar verde no uniforme do Corinthians? Não dá! Está perfeito agora: preto e branco”, gargalhou Dentinho.
A nova camisa branca do Corinthians, que deverá ser estreada contra o Tolima, nesta quarta-feira, no Pacaembu, tem gola pólo preta e detalhes na mesma cor. O segundo uniforme é decorado com listras pretas, mas não mais em linha reta. Ambos carregam a inscrição “Corinthians” na parte de trás e identificam-se com os cinco maiores clubes europeus patrocinados pela Nike – Barcelona, Internazionale, Juventus, Arsenal e Manchester United.
Os preços para os torcedores adquirirem as novas camisas também já foi definido: R$ 239,90 no caso do uniforme idêntico ao utilizado pelos jogadores, e R$ 189,90 para a réplica.