Apesar de só ter exibido um tímido sorriso na comemoração dos gols, o cônsul geral da Alemanha, Hubertus von Morr, seguiu a opinião da maioria dos presentes no encontro da comunidade alemã em São Paulo e se mostrou agradado com a estréia da equipe na Copa do Mundo.
Para ele, a vitória sobre a Costa Rica foi justa e merecida. “Foi um bom resultado. Gostei muito do placar de 4 x 2, foi um jogo muito competitivo”, analisou. Antes do jogo, porém, von Morr apostava num simples 2 x 1 como placar final do encontro.
“Me lembro do primeiro jogo na Copa 2002, quando a Alemanha venceu a Arábia Saudita por 8 x 0. Olha a diferença para o placar de hoje, a Costa Rica está indo bem na partida”, analisou o chefe do consulado durante o intervalo, quando o placar ainda exibia o esperado 2 x 1.
Quanto a ausência do meia Michael Ballack nos primeiros jogos do time, von Morr se mostrou preocupado. “Pode atrapalhar um pouco, mas acho que o principal problema é a defesa. Sem defesa será difícil manter o resultado”, declarou o cônsul, demonstrando haver outros problemas maiores do que a ausência do principal jogador.
Mais animada, a consulesa da Costa Rica, Maria Amélia Hidaldo Zamora, não gostou do resultado obtido por sua seleção na estréia. “Não foi um resultado justo com aquilo que a Costa Rica fez em campo, mas isso são coisas do futebol”, desabafou. “Mesmo assim, fizemos um grande jogo e vamos nos classificar”.
Além dela, pouco mais de 30 pessoas compareceram ao encontro entre as comunidades, ao contrário dos alemães, que ocupavam grande parte do salão. “Somos poucos presentes aqui representando quatro milhões de costarriquenhos”, explicou.
Para ela, este encontro com a Alemanha foi o mais complicado do grupo. “A Alemanha foi o principal adversário, além do que foi a estréia da Copa”, analisou Maria Amélia, que apontou Matínez e Wanchope como os principais nomes da equipe na primeira partida.
“Agora, resta torcer para que a gente vença o Equador. Hoje os jogadores estavam nervosos e sei que podem render mais. Mesmo assim me sinto orgulhosa, pois eles representaram bem a Costa Rica”, finalizou.