Menu
Futebol

Conheça melhor os candidatos a craque em 2006

Arquivo Geral

06/06/2006 0h00

A cada Copa do Mundo alguns jogadores justificam seu prestígio e acabam como fator de desequilibrio para suas equipes. Outros decepcionam inteiramente e frustram aqueles que esperavam muito dos seus craques favoritos. É o que certamente deve acontecer na próxima competição.

Os craques brasileiros têm tudo para se destacar na próxima Copa do Mundo. Jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Ronaldo vão chegar à Alemanha no centro das atenções, principalmente Ronaldinho Gaúcho eleito o melhor do mundo por duas vezes seguidas e seguramente o jogador mais aguardado de todo o mundial.

Só que jogadores de outras seleções também querem brigar pelo título de melhor do mundo. Eles sonham repetir o feito de Maradona em 86,  Matthaus na Copa de 90 e Zidane em 98. Nessas copas, os craques estrangeiros superaram os brasileiros e levaram seus times ao título.

Craques por grupos

No Grupo A, que reúne Alemanha, Costa Rica, Polônia e Equador, o meia alemão Ballack talvez seja o grande destaque. Ele não pôde enfrentar o Brasil na final da Copa do Mundo de 2002, quando vinha sendo o grande jogador da equipe, mas agora de contrato assinado com o Chelsea, deve estar bem mais motivado. O goleiro Oliver Kahn, escolhido de forma discutível como o melhor da última Copa, quer repetir o feito, embora ainda esteja ameaçado de ficar na reserva. Na decadente Polônia, o goleiro Dudek é o único cotado.

No Grupo B, que conta com Inglaterra, Paraguai, Trinidad & Tobago e Suécia, existem muitos candidatos à craque da Copa. Na equipe inglesa, o meia Lampard e o atacante Rooney são os mais cotados embora a situação de Rooney esteja indefinida já que ele se recupera de uma fratura no pé. A Suécia traz o talentoso atacante Ibrahimovic, da Juventus da Itália, que mistura um futebol de talento com uma boa dose de irresponsabilidade. No envelhecido Paraguai, o atacante Roque Santa Cruz, se conseguir recuperar a forma, é a única boa aposta.

No Grupo C, está todo mundo de olho no atacante Léo Messi, da Argentina. Com apenas 18 anos, ele levou o time sub-20 a ganhar o Mundial e ganhou a vaga de titular no Barcelona. Ele está no forte grupo comandado por Pekerman, que ainda conta com Riquelme e Tevez. Na Holanda, o atacante Van Nistelrooy merece ser olhado com respeito. Já o atacante Drogba, do Chelsea, é a esperança da Costa do Marfim.

No Grupo D, a Itália que leva sempre um grupo forte tem jogadores como os meias Del Piero e Totti e o atacante Gilardino sempre podem aparecer bem. A grande aposta é Luca Toni, da Fiorentina, artilheiro recordista do Campeonato Italiano. A República Tcheca traz o ótimo goleiro Cech, o meia Nedved e o atacante Baros como destaques. O meia Essien, de Gana, e Landon Donovan, dos Estados Unidos, merecem ser observados.

No Grupo E o português Cristiano Ronaldo é apontado como sério candidato a craque embora outros como o meia Deco e o experiente Luís Figo, que certamente vai disputar a sua última Copa, mereçam ser acompanhados.

No grupo do Brasil, os craques do time dirigido por Carlos Alberto Parreira são favoritos para conquistar o prêmio de melhor jogador do campeonato. Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Adriano, Robinho e Ronaldo estão na linha de frente. Seus adversários no Grupo F não apresentam grandes destaques individuais. A Croácia tem os atacantes Prso e Klasnic, que são grandes incógnitas. A Austrália apresenta apenas o veterano Mark Viduka e o Japão deve mostrar seu craque fora do campo, já que Zico é o técnico.

No Grupo G com França, Suíça, Coréia do Sul e Togo, a grande aposta ainda é o veterano meia francês Zidane que promete encerrar a carreira depois de disputar sua última Copa. Tierry Henry promete fazer o mundo esquecer sua desastrosa participação em 2002. O atacante Frey da Suiça, merece um pouco de atenção.

O Grupo H, com Espanha, Ucrânia, Tunísia e Arábia Saudita, o goleiro Casillas e o atacante Raul ainda são boas apostas da Espanha. O atacante ucraniano Schevchenco têm condições de entrar na briga pelo título embora tenha sofrido um problema muscular que pode prejudicar sua performance durante a competição.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado