Menu
Futebol

Computadores ajudam Fifa a ver autores de gols

Arquivo Geral

09/06/2006 0h00

A Copa do Mundo verá sua abertura hoje, mas apenas amanhã a Fifa divulgará a primeira parcial da lista de artilheiros do Mundial. Preocupada com lances polêmicos, a entidade irá analisar as imagens da partida e usará até programas de computador para determinar os autores dos gols na Copa.

A intenção da Fifa é encerrar a polêmica principalmente sobre os gols contra. Um grupo técnico da entidade foi determinado para utilizar computadores e determinar parâmetros para saber a quem dar a autoria de um gol.

Cada partida será avaliada por, pelo menos, dois especialistas em programas de computador e vídeo para determinar os "artilheiros" das partidas. Na história da Copa, 24 gols contra foram marcados nas 644 partidas realizadas nas 17 edições. Veja abaixo as três principais diretrizes sobre o assunto:

– Se a bola bater acidentalmente em um jogador antes de ir às redes, o gol será dado ao jogador que chutou a bola;

– Se o chute for intencionalmente desviado por um jogador, o gol será creditado a este atleta responsável pela mudança de direção do chute;

– Se o chute for claramente para a linha de fundo e um desvio transformá-la em gol, o tento será anotado para o atleta responsável por este desvio.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado