Menu
Futebol

Comitê de Ética da Fifa investiga Beckenbauer por suborno na Copa de 2006

Arquivo Geral

22/03/2016 16h40

O Comitê de Ética da Fifa anunciou nesta terça-feira a abertura de um processo formal contra seis diretores do futebol alemão que foram encarregados da escolha do país como sede da Copa do Mundo de 2006, e entre eles está Franz Beckenbauer, presidente do comitê organizador da competição. Segundo informa o diário espanhol As, os executivos serão investigados por pagamentos indevidos, supostamente associados com acusações de suborno e corrupção.

Além de Beckenbauer, também foi aberto processo contra os presidentes da Federação Alemã, Wolfgang Niersbach e Theo Zwanziger, os ex-secretários gerais Helmut Sandrock e Horst R. Schmidt, e o ex-diretor financeiro Stefan Hans.

Nos casos de Beckenbauer, Zwanziger, Schmitt e Hans, a Fifa vai investigar possíveis pagamentos ilegais para garantir que a Alemanha fosse a sede da Copa do Mundo de 2006, e, portanto, os dirigentes podem ter quebrado seis artigos do Código de Ética da FIFA associados a suborno.

“O presidente da Câmara de Investigação, Cornel Borbély, conduzirá a pesquisa e examinará as provas relevantes dentro tempo hábil. Todos os casos serão examinados de forma justa para todas as partes”, comunicou a entidade.

A notícia surge três semanas após a Federação Alemã divulgar que não existia “nenhuma evidência” de compra de votos para organizar a Copa do Mundo de 2006, mas não se atrevendo a descartar essa possibilidade, durante uma apresentação do relatório feita para discutir o assunto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado