Messi pode ainda se tornar o maior artilheiro de uma edição de Copa dos Campeões da Europa, caso guarde doisCaso nenhum absurdo ocorra na tarde deste sábado no estádio de Wembley, na final da Copa dos Campeões da Europa, o atacante Lionel Messi irá igualar um recorde da história da competição. Ele será o artilheiro da Champions pela terceira vez consecutiva.
Com 11 gols até a final, Messi está bem à frente de todos os outros que ainda podem o alcançar. Para evitar a artilharia do argentino, o atacante mexicano Chicharito Hernández, do Manchester United, precisaria de oito gols na partida, mesmo caso de Pedro, do Barça.
Por isto, a artilharia do atual bicampeão do troféu de melhor jogador do mundo é praticamente certa. Também artilheiro das edições de 2008-09 (com oito gols) e 2009-10 (com nove), Messi igualará o recorde de Gerd Muller e Jean-Pierre Papin.
Além disto, aos 23 anos, Messi ainda terá bastante tempo para tentar igualar o recorde de artilharias na principal competição do futebol europeu. Muller conseguiu o feito em quatro oportunidades e pode ser ultrapassado pelo argentino em breve.
O atacante sul-americano, inclusive, conseguiu algo que não acontecia desde 2007, ao alcançar a marca de pelo menos dez gols na competição. Caso marque um gol neste sábado, ele igualará Ruud Van Nistelrooy – artilheiro da temporada 2002-03, pelo Manchester United – como maior artilheiro de uma única edição. Com dois tentos, ele ultrapassa o holandês e entra para a história da Champions de uma vez por todas.
Barcelona e Manchester United se enfrentam pela decisão da Copa dos Campeões neste sábado, às 15h45 (horário de Brasília), em Londres.