A Inglaterra chega à Copa do Mundo da Alemanha com um favoritismo que não carrega desde 1966, quando sediou e conquistou seu único Mundial. Toda a fama de melhor geração dos últimos 30 anos será colocada à prova logo na estréia, contra o Paraguai, neste sábado, às 10h, em Frankfurt.
A preparação dos ingleses para a Copa do Mundo correria dentro das expectativas se o atacante Wayne Rooney, destaque na Eurocopa, não sofresse uma fratura no pé durante o final da temporada européia. Ainda em recuperação, o jogador só deve voltar a partir das oitavas-de-final, o que obrigou o técnico Sven-Goran Eriksson a mudar as características da seleção com a entrada do grandalhão Crouch.
A presença de um jogador com técnica inferior e que sequer é titular absoluto de seu clube, o Liverpool, expõe uma das mazelas dos ingleses: a falta de opções no banco de reservas para manter a qualidade inegável dos onze titulares. E para a partida de estréia, o meia Gerrard pode ficar de fora em razão de dores no quadril. Por isso, Hargreaver fica de alerta.
Mesmo se não tiver dois dos titulares inquestionáveis em campo, a Inglaterra se empolga com uma seleção que reúne nomes como Frank Lampard, Michael Owen e David Beckham. Porém, a principal preocupação paraguaia, por incrível que pareça, é o desengonçado Crouch. E a explicação é simples: o atacante tem 1m98 e em disputa com alguns jogadores nem precisa subir para levar vantagem.
Por isso, o técnico Aníbal Ruiz intensificou nos treinos desta semana a marcação em bolas aéreas da seleção paraguaia. A tática antiaérea, além da velocidade nos contra-ataques são as principais saídas para o Paraguai surpreender a favorita Inglaterra e não entrar em campo apenas para segurar o 0 x 0.
Porém, a capacidade ofensiva do Paraguai pode ficar comprometida com a provável ausência do atacante Roque Santa Cruz, que sofre com uma tendinite e pode dar lugar a Cuevas. “Não penso em hipótese alguma em liberar a escalação com antecedência”, avisa o treinador.
Atentas à partida estarão Suécia e de Trinidad e Tobago, outras seleções que compõe o grupo B e se enfrentam três horas mais tarde em Dortmund. A primeira, ameaça a Inglaterra na briga pelo primeiro lugar, enquanto que os caribenhos devem fazer apenas figuração na Copa do Mundo, mas pensam em surpreender as favoritas.