Menu
Futebol

Com rótulo de favorita, Inglaterra estréia contra paraguaios

Arquivo Geral

09/06/2006 0h00

A Inglaterra chega à Copa do Mundo da Alemanha com um favoritismo que não carrega desde 1966, quando sediou e conquistou seu único Mundial. Toda a fama de melhor geração dos últimos 30 anos será colocada à prova logo na estréia, contra o Paraguai, neste sábado, às 10h, em Frankfurt.

A preparação dos ingleses para a Copa do Mundo correria dentro das expectativas se o atacante Wayne Rooney, destaque na Eurocopa, não sofresse uma fratura no pé durante o final da temporada européia. Ainda em recuperação, o jogador só deve voltar a partir das oitavas-de-final, o que obrigou o técnico Sven-Goran Eriksson a mudar as características da seleção com a entrada do grandalhão Crouch.

A presença de um jogador com técnica inferior e que sequer é titular absoluto de seu clube, o Liverpool, expõe uma das mazelas dos ingleses: a falta de opções no banco de reservas para manter a qualidade inegável dos onze titulares. E para a partida de estréia, o meia Gerrard pode ficar de fora em razão de dores no quadril. Por isso, Hargreaver fica de alerta.

Mesmo se não tiver dois dos titulares inquestionáveis em campo, a Inglaterra se empolga com uma seleção que reúne nomes como Frank Lampard, Michael Owen e David Beckham. Porém, a principal preocupação paraguaia, por incrível que pareça, é o desengonçado Crouch. E a explicação é simples: o atacante tem 1m98 e em disputa com alguns jogadores nem precisa subir para levar vantagem.

Por isso, o técnico Aníbal Ruiz intensificou nos treinos desta semana a marcação em bolas aéreas da seleção paraguaia. A tática antiaérea, além da velocidade nos contra-ataques são as principais saídas para o Paraguai surpreender a favorita Inglaterra e não entrar em campo apenas para segurar o 0 x 0.

Porém, a capacidade ofensiva do Paraguai pode ficar comprometida com a provável ausência do atacante Roque Santa Cruz, que sofre com uma tendinite e pode dar lugar a Cuevas. “Não penso em hipótese alguma em liberar a escalação com antecedência”, avisa o treinador.

Atentas à partida estarão Suécia e de Trinidad e Tobago, outras seleções que compõe o grupo B e se enfrentam três horas mais tarde em Dortmund. A primeira, ameaça a Inglaterra na briga pelo primeiro lugar, enquanto que os caribenhos devem fazer apenas figuração na Copa do Mundo, mas pensam em surpreender as favoritas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado