Menu
Futebol

Com gol de Luís Fabiano, Sevilla é campeão da Uefa

Arquivo Geral

10/05/2006 0h00

O Sevilla goleou o Middlesbrough por 4 a 0 nesta quarta-feira, no Phillips Stadium, na cidade holandesa de Eindhoven, e conquistou o seu primeiro título europeu: a Copa da Uefa. O brasileiro Luís Fabiano fez o primeiro gol dos espanhóis, enquanto Maresca (2) e Kanouté completaram o placar. Além de Luís Fabiano, outros dois brasileiros começaram entre os titulares a decisão contra o Boro: Adriano, ex-Coritiba, e Daniel Alves, ex-Bahia. Já o ex-santista Renato entrou no lugar de Luís Fabiano na segunda etapa e também participou da festa em Eindhoven.
Pelo lado do Middlesbrough, vale ressaltar que dois australianos que estarão na Copa do Mundo da Alemanha foram titulares, mas não foram bem. Sumido em campo, o atacante Viduka apareceu com perigo uma vez, num chute à queima-roupa defendido por Polop. Já o goleiro Schwarzer até fez boas defesas, mas deu rebote em dois gols dos espanhóis.
Esta é a quarta vez que um time espanhol fica com o título da Copa da Uefa, disputada desde a temporada 1971/1972 na Europa. Antes, o Valencia, em 2003/2004, e o Real Madrid, nas temporadas de 1984/1985 e 1985/1986, comemoraram o título, conquistado por seis vezes por ingleses.
Na próxima quarta-feira, o outro título europeu da temporada será disputado também entre uma equipe inglesa e outra espanhola. Em Paris, caberá ao Arsenal empatar o duelo entre os países na decisão da Copa dos Campeões contra o Barcelona.

Jogo

No primeiro tempo, apenas um time jogou: o Sevilla. Ao todo foram oito chutes a gol, enquanto o Middlesbrough só testou o goleiro Polop uma vez. Do outro lado, a falta de pontaria dos sevilhanos e o australiano Schwarzer, com boas defesas em chutes de Daniel Alves, garantiam o 0 a 0 no placar. A pressão do Sevilla enfim surtiu efeito aos 26 minutos. Daniel Alves avançou pela esquerda e cruzou na cabeça de Luís Fabiano, que testou firme. A bola ainda bateu na trave esquerda antes de morrer no fundo das redes do Boro.
O panorama da partida só mudou na segunda etapa, quando os ingleses partiram para cima e buscaram repetir as viradas obtidas nas quartas e nas semis, quando estavam sendo eliminados até os minutos finais. Viduka, num chute à queima-roupa defendido por Polop, e Hasselblaink, numa falta que passou raspando a trave, quase empataram a partida.
No entanto, a volúpia ofensiva do Boro deixava buracos em sua defesa e o Sevilla também assustava em contra-ataques. Numa deles, aos 33 minutos, Maresca pegou o rebote de Schwarzer no chute de Kanouté e completou para o gol vazio: 2 a 0.
O golpe foi sentido pelo Middlesbrough, que caiu de produção e ainda viu, quatro minutos mais tarde, Maresca marcar mais um. Dessa vez, ele pegou a bola espirrada e de fora da área acertou o canto esquerdo do goleiro australiano. Ainda deu tempo para outro. Aos 43 minutos, Kanouté aproveitou mais um rebote de Schwarz e tocou para o gol vazio. A partir daí, os torcedores do Sevilla apenas esperaram o apito final para comemorem um título histórico no clube.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado