Nos últimos dois anos, a Copa do Brasil foi vencida por equipes de menor expressão do futebol nacional (Santo André-SP e Paulista-SP). Em 2006, o Ipatinga-MG é a surpresa nas semifinais, e a partida de ida contra o Flamengo será realizada nesta quarta-feira, às 21h45. O Rubro-Negro espera espantar qualquer possibilidade de zebra e carimbar sua terceira presença na decisão nas últimas quatro edições do torneio.
Ao contrário das últimas fases da Copa do Brasil, o Flamengo terá que fazer o primeiro jogo na casa do adversário. Contra Guarani e Atlético-MG, o Rubro-Negro conseguiu goleadas no Maracanã e foi tranquilo para a segunda partida.
O Flamengo entrará em campo sem poder contar muitos jogadores. Os meias Goeber, Léo Medeiros e Walter Minhoca, além do atacante Diego Silva não poderão atuar por já terem defendido outras equipes na Copa do Brasil. Já o atacante Luizão voltou a se machucar e foi vetado pelo departamento médico.
Apesar de ficar de fora, Walter Minhoca conversou com o técnico Waldemar Lemos para alertar sobre os perigos de seu ex-clube. "O Ipatinga não precisa mais provar que é um time forte, capaz de alcançar seus objetivos. Eles marcam em cima, colocando seus dois velozes atacantes em cima dos zagueiros adversários, esperando um erro que pode ser fatal", comentou Minhoca.
Por outro lado, o time da Gávea contará com o retorno de três titulares, poupados no clássico do último domingo com o Botafogo. Descansados, o lateral-direito Leonardo Moura, o meia Renato e o lateral-esquerdo Juan estão confirmados pelo técnico Waldemar Lemos. Este último sabe que tem a sombra de André e pode perder a vaga caso não atue bem. "É bom saber que há um reserva que pode tomar a sua posição a qualquer momento. Todo dia temos que dar o máximo e cada jogo fica ainda mais importante por causa disso", comentou o lateral rubro-negro.
Na defesa, Renato Silva está recuperado de uma lesão muscular, e ganhou a vaga de Ronaldo Angelim, apesar de o time não ter sofrido nenhum gol nas duas últimas partidas. Renato jogará ao lado de Fernando.
No Ipatinga, a confiança é grande após a equipe ter eliminado os campeões estaduais Botafogo e Santos. Apesar de ter perdido muitas peças durante a competição, o time do Vale do Aço confia em ir ainda mais longe. "É o estilo mineirinho, vamos comendo pelas beiradas. Mordemos os pedacinhos de queijo até abocanhar o nosso grande sonho de sermos campeões", afirmou o volante Leandro Salino, que volta ao time após cumprir suspensão.
A equipe do técnico Nei Franco ainda terá outras duas mudanças. Após cumprir suspensão, o atacante Camanducaia entra no lugar do zagueiro Henrique, já que o time tinha outro esquema contra o Santos. Já Marinho Donizete, que entrou bem no duelo contra o Peixe, ganhou a posição de Ronildo.