Ian Ferraz e Petronilo Oliveira
torcida@jornaldebrasilia.com.br
Normalmente, uma derrota em clássico costuma alterar o clima de qualquer elenco. Caras amarradas, pouca conversa e olhares concentrados são algumas das reações dos atletas. Quando essa derrota vem acompanhada da demissão do treinador, o clima fica ainda pior.
Entretanto, esse não foi o retrato da reapresentação do Brasiliense, que enfrenta o Guarani pela Copa do Brasil, amanhã, às 20h30. Os jogadores exibiam sorrisos e brincavam uns com os outros, dando um ar mais leve ao ambiente.
Depois da tradicional “resenha”, o grupo desceu para um dos campos do Centro de Treinamentos e conversou por cerca de 40 minutos com o novo treinador, Luiz Carlos Barbieri. O comandante, que estava no Anapolina-GO, chegou para substituir o rigoroso Edson Gaúcho. Após o bate-papo, quem comandou os trabalhos foi o preparador-físico Fernando Ribeiro, que desembarcou em Brasília junto com Barbieri.
Se depender das palavras do novo comandante, ventos agradáveis devem voltar a reinar no Jacaré. “A gente vive bem mais aqui no campo de jogo do que com nossas famílias. Então, por que não fazer um ambiente saudável, de respeito, onde as pessoas possam realmente sorrir, chegar com alegria? É isso o que a gente vai tentar fazer para ganhar o grupo”, afirmou o técnico.
Assim com Edson Gaúcho e Argel Fucks – os dois últimos treinadores da equipe – Barbieri também nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim. Perguntado se o estilo de trabalho dele se assemelha ao dos colegas gaúchos, ele avisou. “Exigir eu vou exigir. Sou um cara que procura cobrar muito dentro das quatro linhas, mas sobretudo sou muito amigo. Sou cara de peito aberto com os jogadores, brigo por eles, estou junto nos momentos mais difíceis,” garantiu Barbieri.
Mesmo sem nunca ter trabalhado com ele, o atacante Bachin se mostrou contente com o novo chefe. “Parece que ele é amigo de jogador, parceiro sempre. O treino de hoje (ontem) já foi mais solto, a mudança melhora todo o grupo”, comemorou.
Feliz, Bachin pode retornar contra o ex-clube Guarani, mas terá de driblar dois empecilhos. Primeiro, a suspensão de dois jogos que levou durante a Série C, quando foi expulso na partida contra o Ipatinga. Segundo, o resultado do exame da lesão no ombro sofrido no clássico contra o Gama no último sábado. “A ressonância sai amanhã (hoje). Quero muito jogar contra o Guarani, nem que eu tenha que entrar todo amarrado (enfaixado)”, disse.
ALTA ROTATIVIDADE
Barbieri é o quinto treinador no intervalo de um ano no Brasiliense. Antes dele, Edson Gaúcho, Argel Fucks, Marcos Soares e Reinaldo Gueldini passaram pela Boca do Jacaré.