A Chapecoense aceitou o convite do Barcelona e confirmou que vai disputar com o clube catalão o Troféu Juan Gamper em 2017. “É uma alegria muito grande para nós e agradecemos ao Barcelona que nos convidou. Será um privilégio e um prazer muito grande ir jogar na Europa”, confirmou o presidente em exercício do Verdão do Oeste, Ivan Tozzo, em entrevista à rádio RAC1, da Espanha.
O troféu Joan Gamper é organizado pelo Barcelona desde 1966, e disputado em quase todas as oportunidades no estádio Camp Nou, durante o mês de agosto, como pré-temporada do Barça. Além da Chapecoense, Flamengo, Vasco, Botafogo, Santos e Internacional já foram convidados, sendo que o Colorado foi o único brasileiro a levar a taça em 1982, após derrotar o Manchester City por 3 x 1 na final. O Barça foi campeão 38 vezes.
Desde 1997, apenas um clube é convidado para enfrentar o Barcelona. O último brasileiro foi o Santos, que acabou goleado por 8 x 0 pelos blaugranas, em jogo que valia parte do passe de Neymar.
“O Barcelona quer prestar homenagem às 71 pessoas que morreram no acidente e às suas famílias. Por isso, vai trabalhar para que o Troféu Joan Gamper de 2017 seja uma grande homenagem do mundo do futebol para todas essas pessoas, através de diferentes iniciativas em torno deste jogo e que serão reveladas como a aproximação da data”, afirmou o clube catalão, por meio de nota oficial, na quinta-feira (8).