"Gato" confesso, o volante Carlos Alberto, do Figueirense, punido por um ano pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela adulteração de seus documentos (diminuiu a idade de 28 para 23 anos), voltará ao banco dos réus nesta quarta-feira para tentar uma redução de sua pena.
Como se trata da instância máxima da esfera esportiva, não caberá recurso à decisão, seja ela qual for. O volante foi incluso no artigo 234 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê uma suspensão de seis meses a dois anos.
Tanto o jogador como a promotoria do STJD recorreram da decisão do primeiro julgamento e por isso foi marcada uma nova sessão.
Nesta quarta, a defesa espera obter uma absolvição ou ao menos diminuir a sentença para a pena mínima de seis meses. Já a acusação pede uma punição mais severa.
O jogador espera o desfecho do caso para saber o que fará em 2007. A princípio, Carlos Alberto defenderia o São Paulo, mas o campeão brasileiro cancelou a transação ao tomar ciência do escândalo.