Com dois gols do atacante Edilson, o Vasco derrotou o Volta Redonda por 2 a 1, nesta quinta-feira, em São Januário, e classificou-se para as semifinais da Copa do Brasil. Na partida de ida houve empate de 0 a 0. Agora o Vasco vai enfrentar o Fluminense. O vencedor deste duelo vai encarar o ganhador do confronto entre Flamengo e Ipatinga que disputam a outra semifinal do torneio.
O time dirigido por Renato Gaúcho soube conter o ímpeto ofensivo do Volta Redonda e marcar os gols necessários à vitória e à classificação para a próxima fase. O atacante Edilson, que só tinha marcado um gol até esta partida, acabou como herói ao anotar os dois que definiram a vitória alvinegra.
O Volta Redonda começou o primeiro tempo surpreendendo com sua disposição ofensiva. Com dois atacantes enfiados entre os zagueiros do clube de São Januário, o time da Cidade do Aço marcava por pressão e impedia que o dono da casa tivesse liberdade. Mesmo assim, foi o Vasco que chegou com perigo pela primeira vez aos seis minutos, quando Valdiram fez boa jogada pela esquerda e bateu por cima do travessão.
O lance assustou o Voltaço e o Vasco passou a equilibrar a partida, saindo para o ataque com toques rápidos para os laterais Vágner Diniz e Diego. Aos 18, o goleiro Cássio teve que se virar para defender uma bola chutada por Léo que desviou num zagueiro vascaíno.
O jogo disputado com muita vibração por parte das duas equipes e o Vasco acabou chegando ao gol aos 29 minutos. Edilson recebeu dentro da área, driblou o zagueiro André e acertou uma bomba indefensável no ângulo esquerdo do goleiro Adriano.
Com a vantagem, o Vasco se manteve no ataque mas quase foi surpreendido pelo Voltaço no último lance do primeiro tempo quando Túlio recebeu de costas para o gol, girou em cima de Fábio Braz e chutou para grande defesa de Cássio que evitou o empate.
As emoções no segundo tempo começaram cedo. Logo aos dois, Rodrigo Ítalo cobrou falta no ângulo e o goleiro Cássio fez grande defesa, mandando para escanteio. O lance refletiu a disposição do Volta Redonda, que acabou conseguindo o empate aos seis minutos. Túlio tentou entrar na área, a zaga do Vasco afastou, mas a bola sobrou para Amaral que chutou para marcar. No minuto seguinte, o Vasco poderia ter empatado, mas Valdiram o atrapalhou no momento da conclusão.
O Vasco desempatou três minutos depois, quando Diego fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Edilson cabecear e vencer o goleiro Adriano. Sem outra opção, o Volta Redonda partiu para o ataque em busca do gol de empate que lhe garantiria a classificação. Já o Vasco preferiu se fechar na defesa e tentar chegar ao terceiro gol em contra-ataques.
Aos 30, Amaral viu o goleiro Cássio e tentou encobrí-lo mas jogou a bola por cima da trave. O time do interior continuou lutando em busca do segundo tempo e aos 35 minutos foi a vez de Túlio assustar o goleiro Cássio.
A torcida vascaína, que acompanhou calada a luta do seu time para manter o placar, ainda acabou tomando um grande susto aos 48 minutos, quando Cadu cabeceou no ângulo e Cássio fez outra grande defesa, garantindo a classificação do Vasco.