Menu
Futebol

Campeonato Brasileiro: Corinthians tenta evitar o “tetra”

Arquivo Geral

03/11/2017 6h30

Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Pedro Marra
[email protected]

O recorde de 47 pontos alcançado pelo Corinthians no 1º turno do Campeonato Brasileiro fez história nos moldes de pontos corridos (disputado desde 2003). Mas noutras edições, a atual vantagem alvinegra de cinco pontos para o segundo colocado Palmeiras nem sempre foram sinônimo de final feliz. O próprio alviverde paulista, em 2009, ficou 13 rodadas no topo da tabela, mas terminou o campeonato na 5ª posição, vendo o Flamengo ser o campeão.

A ponta da tabela foi conquistada pelo rubro-negro carioca somente na penúltima rodada. O Flamengo tinha virado o turno em 10º lugar e fez prevalecer o mando de campo após a 29ª rodada. O aproveitamento de 81,4% encheu de alegria os flamenguistas que viram o time ser o campeão daquele ano, após sete vitórias com dois tropeços: um empate e uma derrota.

Se o alvinegro paulista depender do retrospecto no 1º turno do torneio, a fiel torcida pode comemorar a supremacia na tabela desde a 5ª rodada. Isso porque o time virou o turno em primeiro em 2005 (com 42 pontos), 2011 (com 37 pontos) e 2015 (com 40 pontos), quando foi campeão nas três edições.

Parte da dúvida sobre o sucesso ou não do Corinthians poderá ser tirada no próximo domingo. Isso porque o time de Parque São Jorge irá receber justamente o Palmeiras, no Itaquerão, em partida válida pela 33ª rodada do Brasileirão deste ano. O duelo está marcado para as 17h.

Trinca de erros

Em 2008, o Grêmio completou o primeiro turno na liderança, com 41 pontos – cinco à frente do Cruzeiro. Mas, depois da 33ª rodada, foi o São Paulo quem arrancou para o título, desde então não descolou da ponta e terminou como campeão daquele ano.

No ano seguinte, mais uma vez o “campeão” do primeiro turno não ficou com a taça. O Palmeiras pode ter predominado no topo por 13 rodadas seguidas e o Flamengo ter sido o campeão. Mas o clube que virou o turno em 1º na tabela foi o Internacional. Com 39 pontos, o colorado liderou o Brasileirão de 2009 por seis vezes até virar a primeira etapa do torneio.

Três anos depois, o Atlético-MG conseguiu uma pontuação ainda melhor no 1º turno: 43 pontos. O Fluminense estava logo atrás, com 42, e conseguiu tomar a liderança na 22ª rodada e não largou o posto.

Palmeiras quer dar o troco

O torcedor palmeirense nunca esquece o campeonato de 2009, quando o alviverde liderou a ponta da tabela por 13 rodadas. Foi, talvez, a virada mais impressionante do Campeonato Brasileiro. O time de Parque Antártica chegou na 26ª rodada a cinco pontos do vice-líder Goiás e alcançou, à época, a maior vantagem conquistada na história do clube. O atual líder Corinthians está na mesma situação, por sinal, ameaçado pelo Palmeiras.

A decaída alviverde começou na 34ª rodada, após derrota de 1 x 0 para o Fluminense no Maracanã. Resultado que ajudou o São Paulo a empurrar o rival do para o 2º lugar, depois de empatar fora de casa contra o Grêmio. O tricolor paulista ocupou a 1ª posição com 59 pontos, um a mais que o Palmeiras. A partir de então, foram três derrotas, um empate e uma vitória.

Na última rodada, veio a tragédia. Além de ficar sem a taça, o Palmeiras sequer se classificou diretamente para a Copa Libertadores da América (ficou com a vaga da pré). Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro venceram seus jogos, enquanto o Palmeiras perdeu para o Botafogo no Rio, por 2 x 1, evitando o rebaixamento do time carioca. Assim, o torneio terminou com Flamengo (67 pontos), Internacional (65 pontos), São Paulo (65 pontos), Cruzeiro (62 pontos) e Palmeiras (62 pontos).

A troca de socos entre o atacante Obina e o zagueiro Maurício ocasionou a expulsão de ambos no intervalo da partida contra o Grêmio na 36ª rodada e marcou a derrocada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado