No dia em que completou 36 anos, Cafu recebeu presentes e elogios. O maior deles veio do amigo Roberto Carlos, que o colocou acima de Pelé na história da seleção brasileira. Recentemente, o Rei do Futebol disse que a seleção de 1970 era melhor do que a de 2006, talvez a mais badalada de todos os tempos.
"Não gosto de comparações. Escuto muita coisa e não concordo. Não vou dizer se esta seleção é melhor ou pior do que a de 70. Cabe a gente tentar chegar à final mais uma vez. Não só pela nossa geração, mas por nosso país, que vive do futebol", disse Roberto Carlos, achando pequena a preocupação de alguns craques do passado em ficar competindo com as seleções da atualidade.
Para comemorar o aniversário de Cafu, Roberto Carlos lembrou de sua caminhada ao lado do atual capitão com a camisa canarinho. Os dois se conheceram na seleção em 1992 disputando amistosos. "Se você for analisar, o Cafu tem uma trajetória até maior do que a do Pelé aqui. Por ser um defensor, no entanto, ele é menos lembrado", reclamou o lateral-esquerdo.
Cafu disputará sua quarta Copa do Mundo, já jogou três finais e conquistou dois mundiais (1994 e 2002). O capitão brasileiro é também o segundo jogador mais velho a disputar a competição mais importante do futebol pelo Brasil, perdendo apenas para Nilton Santos.
Pelé participou dos três primeiros títulos mundiais da seleção brasileira. Em 1962, no entanto, ele se contundiu e deixou Garrincha ganhar a Copa praticamente sozinho.